Cultura

Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga: resultado Final da terceira edição é publicado

Por meio do edital, retomado em 2023, a Fundação selecionou 12 projetos. Para o envio da documentação complementar, proponentes têm até dia 28 de dezembro, quinta-feira.

22/12/2023 13:58
Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga: resultado Final da terceira edição é publicado

 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou, no dia 21 de dezembro de 2023, quinta-feira, no Diário Oficial da União, o Resultado Final do edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga – acesse a lista dos 12 projetos selecionados aqui . A partir de sexta-feira (22), os(as) responsáveis por essas propostas têm até sete dias corridos para envio da documentação complementar – conforme item 12.2 do edital. O prazo termina no dia 28/12, quinta-feira.

A lista total de inscritos, com classificação geral, está disponível neste link .

Com orçamento final de R$ 540 mil, foram selecionados projetos de pesquisa nas categorias: 1) Conservação e restauração fotográfica no Brasil ; 2) Digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil ; 3) Processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX ; e 4) Gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil.

A Comissão de Seleção foi composta por cinco integrantes da sociedade civil, com reconhecida atuação nos segmentos de abrangência do edital, de todas as regiões do país, e por uma servidora da Funarte – conforme portaria, disponível neste link . O colegiado foi responsável pela seleção dos projetos que integram o Resultado Final.

"Por meio deste instrumento, retomado em 2023, através de ação de restituição da memória institucional da Fundação, a Funarte tem como objetivo estimular a conservação e preservação de acervos fotográficos brasileiros, além de fomentar e difundir uma bibliografia básica sobre o tema, por intermédio do apoio a projetos que visem à produção de conhecimento no campo da conservação e preservação da fotografia no Brasil – papel antes desenvolvido pelo antigo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF), extinto no ano de 2022.

"Portanto, este resultado materializa um relevante panorama do segmento, no entanto, a partir de um instrumento que teve sua edição aberta ainda em 2022, cabendo observar que ainda não estão contempladas as medidas de distribuição territorial e afirmativas constantes nos mecanismos atuais em curso pela instituição, como refletem os dados compartilhados a seguir" acrescenta a Funarte.

"PANORAMA DO RESULTADO

Os projetos contemplados, a partir das quatro categorias do edital - divididas em módulos temáticos -, apresentam conteúdos e naturezas de ação diversificados no campo amplo da conservação fotográfica.

No módulo 1) Conservação e restauração fotográfica no Brasil, são apresentados trabalhos desde a preservação de imagens da memória do povo negro da Bahia, através do acervo do projeto ZUMVÍ Arquivo Fotográfico, até documentos que perpassam o campo da Saúde, através do Centro de Memória da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, passando pelo acervo sobre os povos Karajá do Médio Araguaia constituído a partir do anos 1970 pela então professora da Universidade Federal de Goiás, Edna Luisa de Melo Taveira (in memoriam) e o acervo constituído em vida por Afonso Arinos (1905-1990) hoje na cidade do Rio de Janeiro.

Já no Módulo 2, que trata da Digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil, o resultado reúne desde projetos de digitalização de acervos analógicos até a abordagem de boas práticas em acervos de diferentes dimensões e estruturas.

As pesquisas do Módulo 3 sobre os processos fotográficos dos séculos XIX e XX pretendem favorecer a reprodução de técnicas de referência por fotógrafas, fotógrafos, artistas visuais e outros gestores de acervos, dentre as quais, por exemplo, o estudo para a feitura de daguerreótipos sem o uso de químicos danosos à saúde.

Já o Módulo 4, uma novidade desta terceira edição da Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga, que contempla a Gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil, apresenta dentre as propostas, um glossário visual da conservação fotográfica em Português e Espanhol, além de estudo sobre Acessibilidade e Ações Afirmativas na gestão de acervos fotográficos.

Estes resultados apresentam um panorama importante na produção de conhecimento sobre o segmento da Conservação Fotográfica, estimulando trocas sobre suas práticas e a preservação e difusão dos acervos envolvidos.

DADOS E INFORMAÇÕES DO EDITAL

O edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga - terceira edição, recebeu um total de 53 inscrições de propostas, das quais 6 (11,3%) foram inabilitadas, totalizando 47 (88,7%) de propostas habilitadas e analisadas pela Comissão de Seleção.

Puderam concorrer ao edital pessoas físicas, maiores de 18 anos, atuantes nas áreas relacionadas à conservação e/ou preservação fotográfica, doravante identificadas como “proponentes”.

Os dados apresentados a seguir referem-se a alguns quesitos relacionados ao perfil do Proponente:

  • PERFIL DOS PROPONENTES

Quanto à identificação de gênero e raça/etnia dos proponentes inscritos e dos selecionados, apresentam-se os seguintes dados:
Tabela 1.png

Tabela 2.png

 
  • DISTRIBUIÇÃO REGIONAL E ESTADUAL

Do total de 53 projetos inscritos e dentre os 12 projetos selecionados, a distribuição do número de selecionados e recursos por região brasileira e por unidade federativa dos projetos, apresenta a seguinte distribuição:

Tabela 3.png

 
  • RESERVA DE RECURSOS

Este mecanismo foi construído em 2022, quando ainda não estava em curso o mecanismo que estabelece Reserva de Recursos para grupos historicamente minorizados - Negros, Indígenas e Pessoas com Deficiência.

  • MÓDULOS

Do total de 53 projetos inscritos e dentre os 12 projetos selecionados, quanto às categorias, apresentam-se os seguintes dados abaixo.

 
Tabela 4.png
 

DO COMPARTILHAMENTO DOS DADOS E INFORMAÇÕES

O compartilhamento de dados e informações relativas aos projetos inscritos neste mecanismo é regido pelo que estabelece a Lei 13.709, a Lei Geral de Proteção de Dados.

A Funarte reserva-se o direito de realizar correções nos dados e informações acima, a qualquer tempo e hora, se constatados erros ou inconsistências."

Eventuais dúvidas podem ser enviadas para: dipre@funarte.gov.br

Por: Fundação Nacional de Artes (Funarte)

 

Link: https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/resultado-final-do-edital-bolsa-funarte-de-estimulo-a-conservacao-fotografica-solange-zuniga
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte