Programa Brasil no Mundo deste sábado (2) aborda principais debates da COP28
A atração vai ao ar neste sábado (2), às 20h30, no Canal Gov e às 21h na TV Brasil.
Mudanças climáticas, aquecimento global, queimadas e poluição serão os temas do programa Brasil no Mundo desta semana. O jornalista Marcos Uchôa está na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, sede da 28ª reunião anual das Nações Unidas sobre o clima, a COP 28, na qual os governos buscam acordos e soluções para garantir o futuro do planeta.
Para o renomado cientista brasileiro sobre clima e aquecimento global, Carlos Nobre, que é um dos entrevistados do programa, o desafio dos líderes mundiais nessa COP é firmar o compromisso efetivo de frear as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
“Parece muito difícil, mas, por outro lado, esse tem que ser um compromisso que todos os países precisam assumir, porque o risco da temperatura ultrapassar dois graus é muito grande. E o planeta já está demonstrando as consequências disso. O ano de 2023 está sendo o mais quente do registro histórico, as catástrofes estão ocorrendo em várias partes do planeta e os danos podem ser irreversíveis”, afirma Nobre.
Para a pesquisadora e bióloga, Mercedes Bustamante, quanto mais tempo demorar para que se tenha uma solução efetiva dos países, mais difícil será reverter o quadro e a temperatura retomar aos patamares menos impactantes para o ser humano.
“Vai acentuar a questão da desigualdade, a distribuição de alimentos, a qualidade desses alimentos. A mudança climática impacta diferentes patamares da sociedade e ainda mais os grupos vulneráveis ou mais afetados por outros processos sociais, como idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Corremos um sério risco de tornar tudo isso irreversível”, sustenta a presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Brasil no Mundo vai ao ar no sábado (02/12), às 20h30, no Canal Gov e às 21h na TV Brasil.
Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV: https://canalgov.ebc.com.br
Você também pode assistir pelo YouTube: https://www.youtube.com/@canalgov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte