Brasil no Mundo deste sábado (30) mostra retorno do País ao cenário internacional
Programa faz retrospectiva de iniciativas do Governo Federal e viagens do presidente Lula em 2023 para recolocar o Brasil em posição de destaque
Na reapresentação da retrospectiva do programa Brasil no Mundo, neste sábado (30/12), com Marcos Uchôa, você terá a chance de assistir mais uma vez a reportagem sobre o fortalecimento do País frente ao cenário internacional. Já no início de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a necessidade de recolocar o Brasil mundialmente, fazendo com que a voz e voto brasileiros voltassem a ter peso e o País relevância nas relações comerciais.
Em 2023, Lula visitou 24 países, em 15 viagens internacionais. O primeiro foi a Argentina e, ao longo do ano, o presidente marcou presença na Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e na reunião do G20, Grupo dos 20, o qual o Brasil assume a presidência para o ano de 2024. O chefe do Executivo também esteve presente na Assembleia Geral das Nações Unidas e, ainda, conduziu uma operação para repatriar brasileiros que estavam na área de conflito em Gaza, em Israel.
Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, o governo brasileiro celebrou os resultados, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos rumo à neutralidade climática até 2050 e ao alcance do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento de temperatura a 1,5ºC em relação a níveis pré-industriais. Foram também aprovados o Fundo de Perdas e Danos e o Objetivo Global de Adaptação, para tratar dos impactos da mudança do clima. Resultados expressivos e que reforçam o compromisso do presidente Lula em acabar com o desmatamento na Amazônia.
Tudo isso reflete o esforço e a cooperação internacional em seus próximos compromissos a serem apresentados em 2025, quando o Brasil sediará a COP30, em Belém.
De acordo com o jornalista Marcos Uchôa, que esteve à frente dos vinte episódios do programa Brasil no Mundo e acompanhou a maioria dos encontros internacionais do presidente durante o ano, em praticamente todas as reuniões Lula tocou no tema que é o mais importante de todos, o aquecimento global.
“A destruição do que conhecemos por meio ambiente, por parte do modelo de comércio e crescimento, fazem com que todo resto fique secundário. Sem vida no planeta, não tem economia, não tem nada. O Brasil tem dois trunfos muito importantes nessa discussão: uma matriz energética limpa e a floresta amazônica. E Lula sabe disso”, disse Uchôa.
Não perca. O programa Brasil no Mundo vai ao ar sábado (30), às 20h, no Canal Gov.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte