CAPES e STF firmam protocolo contra a desinformação
A Fundação vai financiar projetos de pesquisa sobre o tema para a formação de profissionais qualificados.
A CAPES assinou, na quarta-feira, 6, um protocolo de intenções com o Supremo Tribunal Federal (STF) voltado ao enfrentamento da desinformação. A Fundação vai financiar projetos de pesquisa sobre o tema na pós-graduação para a formação de profissionais qualificados, aptos a lidar com narrativas odiosas e negacionismo, e a enfrentar os efeitos negativos provocados por informações falsas.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, ressaltou a importância do acervo de conhecimento da Fundação, bem como seu conjunto de pesquisadores, “em prol da condução de políticas com base em evidências”. Além disso, o tema será fomentado como área de investigação relevante para o País. O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do STF, celebrou a parceria, e destacou que as instituições têm procurado empreender campanhas e esforços contra a desinformação”.
Na mesma solenidade, o STF firmou um acordo de cooperação com a Biblioteca Nacional para produção de conteúdos pela TV Justiça, sobre a mesma temática. Com as assinaturas, os dois órgãos se tornam parceiros do Supremo no Programa de Combate à Desinformação da Corte.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte