CAPES prorroga prazos de edital da UAB com 290 mil vagas
Etapa de adesão, solicitação de cadastro de novos cursos e de atualização de dados é reaberta; todas as datas vão até 2024
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atualizou o cronograma da oferta recorde de 290 mil vagas para cursos de educação a distância (EaD) ofertados via Universidade Aberta do Brasil ( UAB ). A alteração no Edital nº 25/2023 , publicada nesta quarta-feira, 6 de dezembro, reabre a primeira das sete etapas previstas e estabelece novos prazos para todas. O documento está disponível no Diário Oficial da União e no site da Fundação.
Agora, a fase de adesão e a solicitação de cadastro de novos cursos no SisUAB, ou de atualização de dados de Polos, fica reativada. O ofício deve ser enviado para editais.uab@capes.gov.br até 31 de janeiro de 2024, mesma data prevista para conclusão da articulação de ofertas pelas instituições e polos EaD.
Os passos subsequentes, ainda não iniciados, também tiveram prazos readequados. A submissão das propostas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) deverá ser feita de 4 a 29 março. A divulgação do resultado preliminar foi remarcada para 19 de abril e no mesmo mês haverá um período para recursos, entre os dias 22 e 26. Em 10 de maio, sairá o resultado final, e duas semanas depois, no dia 24, serão conhecidas as ofertas confirmadas para o segundo semestre de 2024.
Uma outra mudança de data é a de início dos cursos. Todos aqueles a serem tocados em parceria com as secretarias do MEC estavam previstos para começar em agosto de 2024, mas os que serão ofertados pela Fundação junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) foram adiados para março de 2025.
A atualização do edital também trouxe alterações da forma do texto e de ofertas pelas instituições. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Escola do Governo de Londrina, no Paraná, por exemplo, passam a constar na seleção, com 300 vagas cada. Também houve mudanças nas oportunidades a serem abertas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
As 290 mil vagas do edital representam a maior oferta desde a criação do Sistema UAB, em 2006. As turmas serão criadas em municípios mantenedores dos Polos EaD UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026. Os cursos propostos pelas instituições deverão pertencer a três áreas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (licenciaturas e especializações), formação de agentes públicos e desenvolvimento econômico social e regional (bacharelados, tecnológicos e especializações).
Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte