ComunicaBR já é o site mais visitado do Governo Federal em 2023
Plataforma de prestação de contas lançada neste mês já alcançou quase 50 mil visualizações de páginas
“Ninguém melhor do que o cidadão que está lá na cidade para fiscalizar e garantir que o dinheiro público tenha, de fato, a melhor utilização”, destacou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta terça-feira (19/12).
Lançada no início de dezembro, a plataforma de dados ComunicaBR já registrou quase 50 mil visualizações de páginas nos dez primeiros dias no ar. “Essa é uma iniciativa de transparência e prestação de contas do uso do dinheiro público. Ali você tem todos os estados, todos os municípios. A partir do momento que você clicar no seu município, ele apresenta um relatório completo de tudo aquilo que o Governo Federal fez na sua cidade: qual é o recurso que foi para a saúde, para a educação, quantas pessoas recebem o Bolsa Família, quantas pessoas foram selecionadas na Escola de Tempo Integral, quantos médicos do Mais Médicos, todas as informações do Governo Federal”, explicou Paulo Pimenta.
O sistema também produz relatórios em formato PDF que podem ser úteis tanto para gestores quanto para jornalistas, pesquisadores e cidadãos interessados na transparência das políticas públicas. Na lista das 15 páginas mais acessadas no site estão: a principal do portal, a notícia que explica o funcionamento do site e as páginas que permitem a criação de relatórios estaduais de investimentos por meio de programas federais do Governo Federal em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.
A plataforma foi criada em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Papai Noel dos correios
Ainda durante a entrevista, o ministro celebrou o recorde de participação popular na campanha Papai Noel dos Correios. Em 2023, a iniciativa, que está completando 34 anos, recebeu atenção especial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Foram 270 mil cartas, recorde de todas as campanhas. Mas a melhor notícia: 210 mil cartas, os brasileiros e brasileiras foram diretamente na agencia e alguém adotou essa cartinha e garantiu que o presente chegue a essa criança. E 60 mil cartas foram iniciativas corporativas de grupos de trabalhadores, de empresas. Portanto, pela primeira vez, 100% das crianças serão atendidas na sua cartinha para o Papai Noel”, comemorou Paulo Pimenta.
Confira a entrevista completa:
Por: Agência Gov
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