Conferência nacional reúne sociedade civil e alta cúpula de governo para debater segurança alimentar e nutricional
Evento fortalece os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome garantindo o direito à comida de verdade
De 11 a 14 de dezembro, Brasília sedia a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), cujo lema é “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade". O evento marca o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que havia sido extinto em 2019, foi reinstalado em 2023, possibilitando que a Conferência Nacional fosse novamente realizada. Para esse momento histórico espera-se a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
A meta é mobilizar toda a diversidade social e redes do setor para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do terceiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN.
Os eixos de discussão para a 6ª CNSAN são: “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”, “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada” e “Democracia e participação social".
Mais de 2 mil pessoas de todos os estados são esperadas na conferência, respeitando-se a diversidade e a pluralidade da população brasileira. O evento terá a presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Além de convidados nacionais e internacionais.
Durante a fase preparatória, o Consea realizou, conferências municipais, estaduais/distritais, territoriais e encontros temáticos. Ao todo, esses encontros computam 862 conferências municipais, 114 territoriais e 10 livres. A Conferência Nacional terá um total de 1.742 delegados/as de todos os estados e do Distrito Federal, entre representantes da sociedade civil e dos governos.
Foram recebidas pela Comissão Organizadora da 6a CNSAN um total de 736 propostas oriundas das Conferências de 26 estados e do Distrito Federal, de 21 Conferências Livres e 23 recomendações do Consea resultando em 296 propostas sistematizadas.
FEIRA DA SOCIOBIODIVERSIDADE: A 6a CNSAN conta com uma feira de sociobiodiversidade. A atividade tem como objetivos a valorização da diversidade produtiva de alimentos saudáveis de base agroecológica, proporcionar o intercâmbio de saberes e experiências, estimular a troca de sementes tradicionais entre os expositores e expositoras e, aproximar consumidores e produtores em torno dos produtos da sociobiodiversidade.
São ao todo 30 estandes que estão divulgando e comercializando produtos de várias comunidades e organizações da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e zona costeira do Brasil.
Acesse o site da Conferência:
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/assemblies/cnsan6/f/41/
Confira a programação do evento aqui:
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/assemblies/cnsan6/f/76/
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte