Conheça as principais ações do MEC para educação básica
Ministério lançou Compromisso Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral e Escolas Conectadas. Também enviou PL ao Congresso sobre a Política Nacional do Ensino Médio
A atual gestão do Ministério da Educação (MEC) concluiu o seu primeiro ano com uma série de iniciativas voltadas para a educação básica . Entre as principais entregas do ano estão : Compromisso Nacional Criança Alfabetizada ; Programa Escola em Tempo Integral ; Estratégia Nacional de Escolas Conectadas ; ampliação d as vagas em creches, pré-escola e novos estabelecimentos de educação infantil, por meio do Educação Infantil Manute n ção ( EI Manutenção) ; criação de grupos de trabalho interfederativos para debater os anos finais do ensino fundamental e a recomposição da aprendizagem ; e envio ao Congresso Nacional do P rojeto de L ei n . 5 . 230/2023 sobre a Política Nacional do Ensino Médio .
Conheça as principais entregas na educação básica :
ENTREGA
|
PESSOAS BENEFICIADAS
|
INVESTIMENTO
|
|
1
|
Investimento fomentando a criação de mais de 1 milhão de matrículas em tempo integral , mediante o Programa Escola em Tempo Integral , instituído em 2023.
|
Mais de 1 milhão de estudantes de t odas as etapas da educação básica , em 100% das unidades da Federação ( UFs ) e 84,6% dos municípios
|
R$ 1.684.978.461,80 ( empenhado)
R $ 830.556.771 ,78 ( liquidado) |
2
|
A ssistência técnica oferecida diretamente a estados e municípios para a poio às implementações da educação integral em tempo integral , por meio de : 2 Guias de Apoio Técnico disseminados ; 5 s eminários regionais realizados ; 6 webinários de orientações realizadas ; 5 parceria s com universidades , em cada região, estabelecidas , para oferecimento de assistência técnica a lideranças dos estados e municípios ; e atendimento a mais de 400 entes.
|
27 estados e 5 . 568 municípios
|
R$ 17.999.999,90 (empenhado)
|
3
|
Financiamento de bolsas para articuladores em cada estado, regional de ensino e município participante do C ompromisso Nacional Criança Alfabetizada , lançado em 2023 e que contou com a a desão de 100% d as UFs e 99,2 % dos municípios .
|
Mais de 6 mil articuladores designados em todo o Brasil , com potencial de beneficiar até 15,8 milhões de crianças d esde a e ducação i nfantil (4 e 5 anos) até o 5º ano do ensino fundamental
|
R$ 22.516.200,00 (empenhado)
R$ 5.148.000,00 (liquidado)
|
4
|
Assi s tência técnica oferecida a 27 UFS na elaboração dos Planos de Ação do Território Estadual e adesão de 97,7 % dos municípios às ações de formação e infraestrutura pedagógica dos territórios no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada .
|
27 estados e 5 . 568 municípios , com potencial de beneficiar até 15,8 milhões de crianças d esde a e ducação i nfantil (4 e 5 anos) até o 5º ano do ensino fundamental, e mais de 6 mil articuladores em todo o Brasil.
|
PAR MATERIAIS
R$ 218.651.995,20 (empenhado) PAR FORMAÇÃO R$ 135.951.896,38 (empenhado)
|
5
|
Financiamento para a instalação de C antinho de L eitura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada nas escolas , por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola .
|
41.952 escolas , com estimativa de alcançar 135.704 salas de aula
|
R$ 156.029.898,00 ( empenhado)
R$ 100.265.945,00 (liquidado) |
6
|
Formalizaçã o de parceria para a oferta de formação continuada no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada ( Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI) para a etapa da pré-escola , por meio de p arceria com 5 univers idades , 1 por região do Brasil.
|
P rofessores de mais de 3 milhões de estudantes de pré-escola dos estados aderidos , a partir de 2024
|
R$ 64.623.701,60 (empenhado)
|
7
|
Lançamento e adesão, por 51,85% dos estados e 54,69% dos municípios, da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas , com o objetivo de garantir a conectividade de todas as escolas à internet em velocidade adequado para uso pedagógico e de apoiar o uso de tecnologias e inovação no ensino e na gestão educacional.
Repasse de recursos via Programa Dinheiro Direto na Escola – Política de Inovação Educação Conectada . |
14 estados e 3.046 municípios
|
PDDE-PIEC
R$ 293.135.067,00 (empenhado)
R$ 277.217.206,00 (liquidado)
PIEC R$ 36.874.910,33 (empenhado)
R$ 18.373.548,17 (liquidado)
|
8
|
A mpliação de vagas em creches , pré-escola e novos estabelecimentos de educação infantil através do Educação Infantil Manutenção ( EI M anutenção ) e apoio a escolas para a melhoria da qualidade da e ducação i nfantil , pelo Programa Dinheiro Direto na Escola- Primeira Infância na E scola .
|
Ampliação de 44.634 vagas em creches e pré-escola e 7.346 em novos estabelecimentos de educação infantil
9.180 escolas beneficiadas pelo Programa Primeira Infância na Escola |
EI Manutenção
R$ 248.620.064,23 (empenhado)
R$ 215.861.233,12 (liquidado)
Programa Primeira Infância na Escola R$ 38.700.609,66 (empenhado)
R$ 37.988.760,14 (liquidado)
|
9
|
Criação de dois grupos de trabalho interfederativo s entre MEC, Consed e Undime, para formulação de duas políticas nacionais : i) a política nacional para os anos finais do ensino fundamenta l (Escola das Adolescências) e ii ) a política de r ecomposição das a prendizagens .
|
Toda a sociedade
|
P revisto para 2024
|
10
|
Envio do P rojeto de L ei nº 5230/2023 sobre a Política N acional do E nsino Mé dio ;
30 a ssistências técnicas em apoio a implementação do ensino médio fornecidas em 2023 no âmbito do programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI ); e a poio técnico e financeiro a escolas de ensino médio no â mbito do Programa D i nheiro Direto na Escola – Programa Itinerários Formativos ( PROIF ) participantes . |
PL : toda a sociedade
EMTI: toda a sociedade
PROIF: 9 . 473 escolas receberam recursos voltados a estrutura para o e nsino m édio , possibilitando a configuração da atual formação desta etapa.
RIEH: adesão por 23 UFs
|
PROIF
R$ 184.573.808,61 (empenhado)
R$ 152.914.595,31 (liquidado)
E MTI R$ 256.612.585,54 (empenhado)
R$ 242.486.785,16 (liquidado)
|
1 1
|
Atualização dos fatores de ponderação do Fundeb , beneficiando tempo integral, educação escolar indígena, educação escolar quilombola, educação especial, EJA e localidades com menor nível socioeconômic o.
|
Aproximadamente 12 milhões de estudantes
|
|
SEB – A Secretaria de Educação Básica é a instância do MEC que atua na formulação de políticas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em articulação com os sistemas de ensino e participação social. Entre suas atribuições estão: promover a melhoria da qualidade da educação básica em todas as suas etapas e modalidades, consideradas as especificidades dos diversos públicos e modalidades de ensino, bem como o acesso, a permanência, a aprendizagem e a equidade, a partir do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores que visem à efetividade das políticas, programas e ações propostas; planejar, orientar e coordenar, em âmbito nacional, o processo de formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, além d a implementação dessas políticas em cada etapa de ensino da educação b á sica, em articulação com os sistemas de ensino e com participação social; fomentar a implementação das políticas para a educação básica, por meio de cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira junto aos entes federativos, entre outras atividades.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte