Energia

COP 28: Alexandre Silveira mobiliza recursos para ações de modicidade tarifária, inclusão e transição energética

Ministro de Minas e Energia participou de acordo com a Eletrobras e BNDES que vai investir cerca de R$ 10 bilhões em sustentabilidade

04/12/2023 16:36
COP 28: Alexandre Silveira mobiliza recursos para ações de modicidade tarifária, inclusão e transição energética

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta segunda-feira (4/12), em Dubai, da assinatura de acordo de cooperação entre a Eletrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de parcerias em projetos relacionados à descarbonização da Amazônia e à recuperação de bacias hidrográficas brasileiras. A previsão é que, em 10 anos, a Eletrobras invista cerca de R$ 10 bilhões em sustentabilidade.

Silveira destacou que somente com o diálogo permanente será possível construir parcerias entre as políticas públicas e o setor privado. “Nesta COP, estamos todos comprometidos, efetivamente, com a sustentabilidade e o desenvolvimento do nosso país. Mais do que palavras, estamos vendo ações concretas para sair do discurso para a prática. O acordo entre BNDES e Eletrobras tem o apoio do Ministério de Minas e Energia porque se alinha com nossa política energética.  Sempre que sinergizamos nossas ações dessa forma, fortalecemos as bases para o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou.

Sob a recomendação do MME, a parceria com o BNDES planeja projetos de revitalização de bacias hidrográficas com base em investimentos socioambientais; descarbonização na Amazônia, ações de melhoria da navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins, além de projetos para interligar comunidades isoladas.  O acordo de cooperação tem como foco o desenvolvimento de parcerias por meio de matchfunding de restauro ambiental para alavancar recursos que serão investidos nos fundos regionais.

“Quero aqui reconhecer a liderança do BNDES, que tem sido parceiro de primeira hora no fortalecimento das políticas para a transição e segurança energética do país. Damos passos firmes para o futuro com desenvolvimento econômico, frutos sociais e respeito ao meio ambiente. Trabalhamos para concretizar esses avanços, sem aumentar os custos para quem mais precisa”, ressaltou o ministro.

De acordo com Alexandre Silveira, essa parceria não se encerra com BNDES e Eletrobras. O MME já atua para ampliar e atrair ainda mais investimentos para alavancar os recursos públicos já destinados, além de atrair fundos de investimentos que desejam contribuir para a Transição Energética do Brasil.

“Seguimos assim, as diretrizes do presidente Lula: pensarmos grande para o bem do nosso povo. Agora, é arregaçar as mangas e implementar a estratégia. Vamos garantir um portfólio de projetos consistentes e integrados às demandas de grande valor agregado no Brasil. O MME está pronto para continuar esse diálogo e prospecção de colaborações para amplificar as oportunidades de investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis. Ao mesmo tempo, atenderemos os objetivos das políticas públicas, gerando desenvolvimento, mais renda, combatendo desigualdades”, finalizou Silveira.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

 

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/cop-28-alexandre-silveira-mobiliza-recursos-para-acoes-de-modicidade-tarifaria-inclusao-e-transicao-energetica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte