Educação

Delegação de Angola faz visita institucional ao FNDE

Parceria, diálogo e troca de experiências marcaram o encontro entre representantes dos dois países

06/12/2023 10:03
Delegação de Angola faz visita institucional ao FNDE
Foto: Divulgação/FNDE

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu a ministra da Educação de Angola, Luisa Grilo, e sua delegação para uma agenda de apresentações e debates sobre as principais políticas públicas geridas pela autarquia. O encontro ocorreu nesta terça-feira (05/12) e também estiveram presentes representantes do Ministério da Educação (MEC), do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância do órgão para a educação brasileira. “O FNDE está presente em todo o país por meio dos seus programas. Se os estudantes têm acesso a uma alimentação escolar saborosa e de qualidade, se aprendem por meio de livros didáticos atualizados e se encontram suas escolas reformadas e ampliadas é por conta, muitas vezes, dos programas da nossa autarquia. É com muito orgulho que podemos falar que fazemos parte da história de muitos alunos que passaram pelas escolas públicas do Brasil.”

A ministra angolana, Luisa Grilo, frisou a troca de experiências e o diálogo entre os países como fatores necessários à melhoria de suas políticas. “Agradeço o apoio de todos que vieram compartilhar suas experiências, os desafios que já enfrentaram e o que juntos ainda vamos enfrentar. A educação vai além de precisar de recursos financeiros, ela precisa de recursos humanos. O papel das pessoas é fundamental para que os jovens tenham uma educação de qualidade e, por essa razão, a presença dos técnicos neste momento é fundamental, pois juntos vamos vencendo e trocando conhecimentos.”

O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre Brasil e Angola, buscando o crescimento mútuo no âmbito da educação, mas procurando também compartilhar essa vivência com o resto do mundo.

Fernanda Pacobahyba ainda reforçou a relevância de se estabelecer parcerias com outros países. “Sabemos que ninguém faz nada sozinho e nos orgulhamos das nossas parcerias e de um aprendizado compartilhado. O Brasil hoje tem cooperações estabelecidas com mais de 80 países, com apoio sobretudo da FAO e da WFP. Além de aprendermos com as experiências dos outros países, ficamos muito alegres quando vemos um programa de alimentação escolar de outro país sendo fortalecido.”

Durante a visita, técnicos do FNDE apresentaram projetos dos programas da autarquia e abordaram sobre as experiências adquiridas com sua aplicação. Estiveram em pauta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Caminho da Escola, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e as ações realizadas pela Coordenação-Geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola (CGDME).

Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 

Link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/delegacao-de-angola-realiza-visita-institucional-ao-fnde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte