Indígenas Pataxó e Tupinambá apresentam demandas prioritárias à presidência da Funai
Um dos pontos debatidos foi o fortalecimento das ações de proteção territorial e a articulação junto ao Museu do Índio para ampliar ações de proteção ao patrimônio cultural dos dois povos
A presidenta substituta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Mislene Mendes, recebeu nesta terça-feira (05/12) em Brasília uma comitiva de indígenas Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia.
Entre as solicitações do grupo está a ampliação das ações voltadas aos indígenas nos territórios, bem como adequações estruturais e das unidades da Funai na região. Outro ponto debatido foi o fortalecimento das ações de proteção territorial e a articulação junto ao Museu do Índio para ampliar ações de proteção ao patrimônio cultural dos povos Pataxó e Tupinambá. As demandas serão analisadas pelas áreas competentes da Funai.
Na oportunidade, Mislene Mendes reforçou aos representantes da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) o compromisso da Funai com o diálogo e garantiu que a instituição está atenta à necessidade de ampliar as ações voltadas aos povos indígenas do local.
A presidenta substituta explicou ainda que o momento é de reorganizar a casa, diante do quadro de limitações orçamentárias e de pessoal vivido pela Funai. Também participaram da reunião servidores da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) e da Diretoria de Proteção Territorial (DPT).
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte