DNIT moderniza a malha rodoviária do Nordeste com ampliação de investimentos
Em 2023, os nove estados somaram um orçamento de aproximadamente R$ 6 bilhões
Para melhorar e modernizar a malha rodoviária do Nordeste, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) proporcionou o maior volume de recursos este ano para a região. Para atender mais de 21,1 mil quilômetros de rodovias sob sua administração, a autarquia disponibilizou um orçamento de R$ 6 bilhões distribuídos para os nove estados.
Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe terminaram o ano com rodovias mais seguras e em melhores condições de trafegabilidade em relação aos últimos seis anos. Em alguns estados, os investimentos do Governo Federal concretizaram o desejo de muitos nordestinos com entregas de obras fundamentais para o desenvolvimento da região.
A inovação nos serviços e implementação de diferentes serviços e programas também se destacaram na Região Nordeste como a técnica de “whitetopping” e a modernização da sinalização por meio do programa BR-Legal 2. O meio ambiente com cuidados da fauna e da flora, bem como com as comunidades do entorno, também se destacaram nas ações realizadas ao longo de 2023.
Rodovias nordestinas estão melhorando mês a mês
O levantamento realizado pelo DNIT do Índice de Condição de Manutenção (ICM), que faz uma radiografia da situação das rodovias sob administração do Departamento, aponta que mês a mês a malha rodoviária da Região Nordeste vem melhorando e no balanço do ano o resultado é positivo com rodovias melhor sinalizadas e seguras.
Sergipe e Maranhão deram um salto nas condições da sua malha. Em Sergipe, atualmente 58% dos 319,2 quilômetros de rodovias federais que cortam o estado estão em boas condições contra 34% registrados em 2022. Com 3,5 mil quilômetros de rodovias o estado do Maranhão que tinha ICM de 34% na faixa Bom, em 2022, passou para 57% em 2023 e a tendência é seguir avançando no próximo ano.
Bahia, que possui a maior malha rodoviária do país - com cerca de 6,7 mil quilômetros de rodovias sob administração do DNIT - também registrou melhora nas condições das suas estradas no último ano, passando de 49% com índice Bom para 65%.
Rio Grande do Norte, com 1,5 mil quilômetros de extensão, e Alagoas, com 798,2 quilômetros, seguem evoluindo no índice e estão respectivamente com 80% e 78% das suas rodovias com índice “Bom”. Pernambuco (2,1 mil km), Piauí (2,6 mil km), Paraíba (1,3 mil km) e Ceará (2,3 mil km) também estão em um ritmo positivo com 74%, 70%, 69% e 62%, respectivamente.
Investimentos garantem entregas e retomadas de obras estruturantes no Corredor Logístico do Arco Norte
O orçamento disponibilizado pelo Governo Federal, além de contribuir para que o DNIT devolvesse aos usuários rodovias mais seguras e em condições adequadas de trafegabilidade, possibilitou aos nove estados do Nordeste que desenvolvessem ações e estratégias para a retomada de obras fundamentais. Em 2023, foram reiniciados ou ganharam um ritmo célere empreendimentos aguardados há décadas pelos nordestinos e em rodovias primordiais para o escoamento da safra e que integram o chamado Corredor Logístico do Arco Norte. Uso de técnicas e programas inovadores e de modernização também marcaram o ano de trabalho no Nordeste.
Em Alagoas, o orçamento de R$ 375,2 milhões permitiu o avanço nas obras de pavimentação da Serra da Catita, na BR-416/AL, que vai conectar a BR-101/AL e a BR-104/AL, passando pelas cidades de Colônia Leopoldina e Ibateguara. O empreendimento de 27,4 quilômetros era aguardado há duas décadas pelos alagoanos. Já os serviços de duplicação da Travessia Urbana de São Miguel dos Campos na BR-101/AL estão avançando e, assim que concluídos, vão contribuir para melhorar o escoamento da produção das indústrias açucareiras da região.
Um outro ponto de destaque é a retomada das obras do viaduto no Lote 07, na BR-101/AL, em Porto Real do Colégio. O trabalho na região próxima à divisa com Sergipe estava parado há mais de dez anos, causando transtornos para a população. A previsão é que a conclusão dos serviços ocorra no primeiro semestre de 2024.
O cuidado com as comunidades no entorno dos empreendimentos em andamento é uma preocupação constante da autarquia. A assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o DNIT, Ministério Público Federal (MPF), FUNAI e as comunidades indígenas de Wassu Cocal e Karapotó possibilitou neste ano o início do processo licitatório das obras da duplicação da BR-101/AL, em Joaquim Gomes (lote 2) e o trecho de Junqueiro a São Sebastião (lote 6).
O lançamento da licitação da ponte entre Penedo/AL e Neópolis/SE, na BR-349/AL/SE, é outra conquista para o Nordeste. Antigo anseio da população, a obra é fundamental para a integração dos dois estados e para o desenvolvimento econômico da região. A ponte, que terá 1,1 quilômetros de extensão, facilitará o escoamento dos produtos e vai aumentar o fluxo de turistas na região.
Os baianos já estão sentindo os efeitos positivos da retomada dos investimentos no estado. A Bahia trabalhou este ano com um orçamento 3,2 vezes maior em relação a 2022, totalizando aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Dentre as obras celebradas pela população, estão a liberação de dois viadutos do tipo diamante na Travessia Urbana de Feira de Santana. A interseção localizada na BR-116/BA tornou o acesso à Universidade Estadual de Feira de Santana mais seguro. Na Bahia, o DNIT iniciou ainda os serviços de alargamento e restauração de 213 quilômetros da BR-116/BA, cortando Abaré, Chorrochó, Canudos e Euclides da Cunha, e da Travessia Urbana de Juazeiro, na BR-235/BR-407/BA.
Outra obra de destaque foi a liberação ao tráfego de 56 quilômetros de faixas novas na BR-235/BA. De relevância estratégica para a logística com a Região Norte, as novas pistas ainda garantiram mais segurança na conexão entre os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Remanso.
Com o orçamento recomposto aos patamares de seis anos atrás, o DNIT pôde ainda investir em inovações para a segurança dos condutores que trafegam pela BR-242/BA. As equipes implantaram uma área de escape (pista de fuga/emergência que permite aos veículos, especialmente caminhões, com problemas de frenagem que parem em segurança) na Serra da Mangabeira, localizada no km 492 da rodovia federal. A rodovia, que integra o Arco Norte, ainda recebeu serviços de recuperação dentro do plano de 100 Dias, do Ministério dos Transportes.
No Ceará, o orçamento de cerca de R$ 560 milhões possibilitou que a autarquia avançasse em serviços de infraestrutura prioritárias para a população. O DNIT retomou os trabalhos de duplicação, restauração e melhoramentos da BR-222/CE, o que vai garantir a ligação entre os portos marítimos cearenses de Mucuripe e Pecém, essenciais para o escoamento de cargas que circulam no estado.
Ainda na BR-222/CE, foi concluída a duplicação da Travessia Urbana de Tianguá, melhoria muito aguardada pelos cearenses. Com um investimento total em torno de R$ 96 milhões, a obra teve como objetivo garantir maior segurança viária aos usuários, priorizando o fluxo de longa distância, melhorando a capacidade de tráfego da rodovia, importante corredor logístico para o Ceará. Foram realizadas no escopo do empreendimento, intervenções como a construção de viadutos, passarela, calçadas e ciclo-faixas nos trechos urbanizados, sinalização, restauração da pista existente e execução de vias marginais segregadas das pistas principais.
Com um orçamento de aproximadamente R$ 980 milhões, o Maranhão garantiu obras importantes para a logística do país e deslocamentos dentro do estado, além de inovar na técnica de pavimentação, trazendo a utilização pela primeira vez da técnica de whitetopping para as rodovias atendidas pelo DNIT dentro do estado. Destaque para a BR-135/MA. A rodovia que é estratégica para o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), está sendo duplicada e, em 2023 já foram concluídos 16 quilômetros de pistas novas, entre Bacabeira e Santa Rita. E os investimentos para a malha rodoviária do Maranhão não param. Outro destaque é a licitação para as obras remanescentes da duplicação do lote 3 da BR-135/MA. A contratação da adequação de capacidade inclui duplicação, implantação e pavimentação de vias laterais, recuperação, reforço e alargamento de obras de arte especiais entre Outeiro e Miranda do Norte (km 95,6 ao km 127,75).
Já o trecho de 74 quilômetros, entre Miranda do Norte e Alto Alegre, da BR-135/MA será o primeiro a ser restaurado com a técnica de whitetopping , que consiste no recapeamento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento portland. Essa camada de concreto, geralmente de cor clara, dá a aparência de superfície branca, daí a origem do nome. O pavimento asfáltico anterior passa a se comportar como a base na composição do piso. O concreto apresenta maior resistência ao tráfego e maior economia, pois os custos de manutenção são menores se comparados ao do pavimento asfáltico.
Quanto a BR-226/MA já foram construídos 64 quilômetros de pista pavimentada, entre os municípios de Timon e Caxias, e até julho de 2024 será concluída também a execução do Contorno de Timon. Estas obras são de relevante interesse socioeconômico para o Maranhão, posto que as rodovias BR- 226/MA e 316/MA, são importantes eixos rodoviários de ligação no estado e de interligação entre as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Paraíba, Pernambuco e Piauí tiveram orçamentos de R$ 420 milhões, R$ 650 milhões e R$ 630 milhões, respectivamente. E os três estados investiram forte nos serviços de restauração e conservação da malha rodoviária e em dispositivos de segurança para motoristas e pedestres.
Na Paraíba, o DNIT cuida de 1,3 mil quilômetros de rodovias e para garantir uma travessia segura aos pedestres a autarquia entregou em Campina Grande a recuperação da passarela localizada no km 144 da BR-230/PB, além de atuar na revitalização e recuperação rodoviária. Devido a disponibilidade orçamentária, também foi possível a contratação da continuidade da adequação de capacidade com implantação de terceira faixa na BR-230/PB, entre Cabedelo e João Pessoa, com a obra iniciada e com previsão de avanço com a construção de mais dois viadutos.
Vale destacar que neste ano o DNIT empreendeu um ritmo mais célere na execução da adequação de capacidade da BR-230/PB, entre Campina Grande e Farinha. Os trabalhos estão avançando e os viadutos sobre a BR-104/PB e o da interseção com a Juscelino Kubitschek estão em fase de conclusão. Também foram realizados ao longo de 2023 serviços de restauração na Travessia Urbana de São José da Mata.
Em Pernambuco, foram concluídas este ano as obras de duplicação da BR-428/PE. O trecho localizado em Petrolina integra um conjunto de ações que visam melhorar a mobilidade da rodovia que é apontada como uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco. No munícipio de Paulista, na BR-101/PE, o DNIT ainda entregou a reforma de duas passarelas de pedestres estaiadas, localizadas no km 53,2 e no km 53,8. As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal em todo o país.
No estado, o DNIT também deu o pontapé para as obras de duplicação e adequação de capacidade em mais de 43 quilômetros da BR-423/PE, entre São Caetano e Lajedo. Já foram iniciados os serviços de terraplanagem e drenagem, nos primeiros 20 quilômetros.
O Piauí deu andamento a obras de extrema relevância para a economia nacional. Entre elas intervenções na BR-316/PI, rodovia que concentra o maior volume de tráfego no estado, merecem destaque como as ações de duplicação de 20 quilômetros entre Teresina e Demerval Lobão; a revitalização de 206 quilômetros do trecho de Teresina e Valença; e, por fim, a entrega do viaduto do Mercado do Peixe, localizado na zona urbana de Teresina. A recuperação e alargamento dos acostamentos na BR-135/PI, de Bom Jesus a Gilbués, totalizando 164,5 quilômetros, garante mais fluidez e segurança ao escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense.
Com orçamento de R$ 435 milhões, o Rio Grande do Norte termina 2023 liberando ao tráfego as obras de duplicação da BR-304/RN, no segmento denominado de Reta Tabajara. O empreendimento constitui uma das principais obras de mobilidade urbana da Grande Natal, pois recebe um volume diário superior a 50 mil veículos. A duplicação desse segmento beneficiará diretamente os habitantes dos municípios de Natal, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
Com o objetivo de aprimorar a qualidade de todas as rodovias federais que cortam Sergipe, o DNIT investiu cerca de R$ 290,0 milhões em diferentes frentes de obras, com destaque para a duplicação da BR-101/SE. A rodovia passou por intervenções significativas de construção e modernização da sinalização viária. As obras de duplicação do trecho norte da BR-101/SE, entre Carmópolis e Laranjeiras, foram retomadas e o Departamento já liberou ao tráfego o trecho entre Maruim e Pedra Branca. Além das obras de duplicação, o DNIT em Sergipe avançou com os serviços de sinalização e segurança viária, com o Programa BR-Legal 2, que visa a padronização em toda a malha rodoviária de acordo com os normativos técnicos e legislação vigente, elevando a qualidade da sinalização e promovendo o aumento da segurança nas rodovias. No estado já foram realizadas a pintura de aproximadamente 100 quilômetros de novas faixas de trânsito e a instalação de quase 15 quilômetros de defensas metálicas. A previsão é que toda a malha rodoviária federal de Sergipe esteja com os dispositivos de segurança implantados e a sinalização revitalizada até o final do primeiro trimestre de 2024.
Novo PAC vai oportunizar a implantação de obras para a região
A implantação e pavimentação de um trecho da BR-330 no Piauí deve ser um dos grandes investimentos do Novo PAC na região Nordeste. A obra com 54 quilômetros de extensão, em Ribeiro Gonçalves, está orçada em R$ 200 milhões.
Em Alagoas, o programa vai impulsionar os investimentos nas adequações da BR-104/AL (de Messias a São José da Laje) e da BR-316/AL (de Pilar a Palmeira dos Índios). Para 2024, o programa também vai contemplar a duplicação de quatro segmentos da BR-101/AL e a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió na BR-316/424/AL, além da pavimentação do trecho entre Colônia Leopoldina a Ibateguara na BR-416/AL.
Obras de duplicação da BR-101/SE e implantação de Contornos estão entre as melhorias do Novo PAC para Sergipe. Para o Ceará, o destaque do programa fica por conta das obras de duplicação de dois segmentos da BR-116/CE, sendo um segmento de Pacajus a Timbaúba dos Marinheiros e o outro de Boqueirão do Cesário a Tabuleiro do Norte. O primeiro já teve o edital de licitação lançado e o segundo está na fase de elaboração de projetos.
O Maranhão está contemplado no Novo PAC com diversos empreendimentos, especialmente em trechos rodoviários do Arco Norte. Destaque para as obras de adequação da Travessia Urbana de Imperatriz na BR-010/MA, construção de segmento da BR-226/MA e duplicação de trechos na BR-010/MA (entre Imperatriz e Acailândia), BR-135/MA (Santa Rita a Miranda do Norte) e duplicação da BR-316/MA (Teresina a Caxias).
A duplicação de dois segmentos da BR-304/RN são os investimentos de relevância previstos no programa, que visa acelerar o desenvolvimento no Rio Grande do Norte. Além das obras de adequação da BR-104/PE, o Novo PAC dará impulso à economia de Pernambuco com investimentos na adequação da Travessia Urbana de Petrolina na BR-407/PE e na duplicação da BR-423/PE, inicialmente entre São Caitano e Lajedo. A adequação de dois trechos da BR-230/PB (de Cabedelo a Oitizeiro e de Campina Grande a Farinha) são as obras que vão movimentar a Paraíba em 2024.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
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