O Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ recebeu 410 projetos que visam apresentar por meio do audiovisual destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo e LGBTQ+. Os participantes enviaram à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), 109 projetos do gênero ficção, 21 de animação e 280 documentários. Agora, a comissão julgadora fará a classificação dos concorrentes. Dos inscritos, 121 são geridos por sócios autodeclarados pessoas pretas, pardas, indígenas ou PCDs.
O grupo que fará a seleção é constituído por representantes da Agência e por especialistas na área. O edital da Embratur se encerrou às 18h desta quinta-feira (7). O processo ficou aberto por 45 dias e recebeu propostas de todas as partes do país. Foram 19 da Região Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste.
A Agência vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional. As obras selecionadas receberão R$ 60 mil cada para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
Os vídeos selecionados devem mostrar elementos como a gastronomia, a música, o artesanato, patrimônios e tradições culturais, e falar sobre temas como sustentabilidade, turismo com diversidade, de natureza, aventura, turismo náutico, entre outros segmentos.
Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, os destinos brasileiros e as experiências que o país oferece têm grande potencial para serem divulgados por meio do audiovisual. Freixo lembra ainda que tem trabalhado na articulação para a criação de uma film comission nacional a fim de fortalecer a imagem do Brasil no exterior por meio de filmes e séries produzidas em território nacional. “Entendemos que o primeiro Edital de Curtas Brasil com S foi um sucesso. O balanço das inscrições mostra que a Embratur conseguiu atingir produtores de todo o Brasil”, comemorou.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, elogiou os projetos enviados. “Existe uma grande conexão entre turismo e audiovisual e, num rápido passar de olhos nos projetos inscritos, já é possível identificar todas essas singularidades que tornam o Brasil um destino desejado para os turistas internacionais”, destacou.
Já o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga, lembrou que os curtas devem se transformar em experiências turísticas. “A Comissão Julgadora terá o desafio de selecionar cinco projetos, no âmbito dos 410 inscritos. O outro desafio é transformar essas histórias em roteiros e experiências turísticas”, comentou.
Christiano Braga explica ainda que, em razão do grande número de projetos inscritos, a lista dos empreendedores que estão participando da seleção será divulgada na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, no site da Embratur .
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)