Saúde

Em dezembro, mutirões de hospitais da Rede Ebserh beneficiaram mais de 1200 pacientes

Grande parte dos atendimentos se deu por conta do dezembro amarelo, que visa a prevenção e diagnóstico do câncer de pele

28/12/2023 14:05
Em dezembro, mutirões de hospitais da Rede Ebserh beneficiaram mais de 1200 pacientes
Foto: Divulgação

 

Capitaneadas pelo Dezembro Laranja, campanha de conscientização sobre o câncer de pele, as unidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram mutirões por todo o país neste mês de dezembro. Além dos exames relacionados à doença, foram realizados procedimentos como cirurgias torácicas e de escoliose, esta última sendo importante para a assistência e o ensino. Juntos, os mutirões beneficiaram 1238 pacientes do Sistema único de Saúde (SUS).

No dia 2 de dezembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) atendeu 135 pessoas, contando com o trabalho de 21 profissionais, entre preceptores, professores, residentes do Serviço de Dermatologia, médicos voluntários, acadêmicos da Faculdade de Medicina e profissionais de apoio.

Na mesma data, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atendeu 131 pessoas. A ação foi direcionada a pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele e contou com a participação de profissionais e residentes do HC e de estudantes da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPE (Laderma).

Também no primeiro sábado do mês, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e as ligas acadêmicas da UFTM, realizou mutirão para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele. Ao todo, foram realizados 230 atendimentos, sendo 42 pessoas diagnosticadas e encaminhadas para tratamento cirúrgico.

Ainda no dia 2 de dezembro, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh) realizou um mutirão para diagnóstico precoce e tratamento da doença. A ação atendeu cerca de 100 pessoas com algum tipo de lesão na pele e realizou mais de 10 cirurgias dermatológicas em pacientes do hospital.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) beneficiou 502 pessoas durante o mutirão do dezembro laranja, o que garantiu o diagnóstico de 106 casos de câncer de pele. O número representa 20% do total de atendimentos.

Entre os dias 03 e 06 deste mês, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), em parceria com o Brazilian Spine Study Group (BSSG) promoveu o II Mutirão de Escoliose, atingindo um total de 12 cirurgias em pacientes de 7 a 20 anos. O mutirão, além de reduzir a fila e proporcionar qualidade de vida, visou também ampliar conhecimento teórico-prático sobre a cirurgia de escoliose para ortopedistas especialistas em coluna de outros sete Hospitais Universitários da Rede Ebserh.

No dia 12, o HU-UFJF realizou um mutirão de cirurgias torácicas. Foram feitos oito procedimentos em pacientes que se enquadravam como prioridade para o diagnóstico ou tratamento ainda no ano de 2023.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) 

 

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/em-dezembro-mutiroes-de-hospitais-da-rede-ebserh-beneficiaram-mais-de-1200-pacientes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte