Agricultura

Embrapa assina parcerias em comemoração aos 50 anos

Com o MDA, a Embrapa assinou acordo de cooperação geral para investimentos em pesquisa e inovação nas áreas de segurança alimentar, produção de bioinsumos, adaptação de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar

20/12/2023 00:00
Embrapa assina parcerias em comemoração aos  50 anos
Foto: Divulgação

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou nesta  terça-feira (19 de dezembro), solenidade em comemoração aos 50 anos: Ciência e Governo unidos pela sustentabilidade e inclusão produtiva no campo.  O evento, conduzido pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, contou com a participação  do secretário executivo em exercício do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cléber Soares, do ministro do  Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar ( MDA ), Paulo Teixeira, do ministro da Pesca e Aquicultura ( MPA ), André de Paula, do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil , Luiz Gustavo Braz Lage e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ( Incra ), César Aldrighi, onde foram  assinados  acordos de cooperação técnica, contratos de financiamento e Termos de Execução Descentralizada para o fortalecimento da agricultura familiar, da pesca e aquicultura e financiamento da produção sustentável.

Em seu discurso, Massruhá destacou que a segurança alimentar está entre as prioridadades do governo federal. “Temos o desafio de aumentar a produção e produtividade de maneira sustentável nas três dimensões: ambiental, econômica e social, e estamos dando passos importantíssimos nessa direção, com as parcerias que estamos firmando”, disse.

Soares disse que é importante investir na ciência, tecnologia e inovação do agronegócio. Representanto o ministro Carlos Fávaro, trouxe uma mensagem: “precisamos olhar para o futuro e chegamos até aqui porque investimos. Precisamos pensar em grandes inovações para a agricultura brasileira, olhando para quatro grandes diretrizes: sustentabilidade, inovação, competitividade e aceleração social”, destacou.

Parcerias

Com o MDA, a Embrapa assinou acordo de cooperação geral para investimentos em pesquisa e inovação nas áreas de segurança alimentar, produção de bioinsumos, adaptação de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural (Ater), Ater Digital com o projeto HubTech da Agricultura Familiar, transferência de tecnologia para assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares, produção leiteira, fortalecimento da agroecologia e produção orgânica, ampliação da genética gerada pela pesquisa agropecuária, agroindústrias, bioeconomia e abastecimento alimentar. O repasse dos recursos se dará através de 11 Termos de Execução Descentralizada (TEDs), no valor de R$ 23 milhões.

No âmbito desse acordo de cooperação estão previstas ações de transferência de tecnologia para a cultura do café amazônico, expansão do cultivo do algodão, disponibilização de cultivares de mandioca no âmbito da Rede Reniva (material propagativo de mandioca), fortalecimento da cadeia produtiva do mel, restauração produtiva em territórios de povos e comunidades tradicionais, produção de bioinsumos por associações e cooperativas, implantação de sisteminhas Embrapa comunidades, entre outros.

Com o MPA, a Embrapa firmou um acordo de cooperação que envolve  o  MDA e o Incra. São seis Termos de Execução Descentralizada, totalizando R$ 11 milhões, para a implementação dos seguintes projetos:  Monitoramento e avaliação de impacto ambiental da produção aquícola em águas da União e ciclo de vida do carbono ( Embrapa Meio Ambiente );  Fortalecimento dos sistemas agroalimentares de espécies nativas de moluscos em áreas costeiras de Pernambuco, Sergipe e Alagoas ( Embrapa Tabuleiros Costeiros ); Apoio ao uso de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento como ferramenta de suporte às estatísticas agropecuárias ( Embrapa Territorial em parceria com o IBGE); Diagnóstico das técnicas utilizadas para a conservação de pescado em baixa temperatura utilizadas em embarcações de pesca de produção primária ( Embrapa Agroindústria de Alimentos ); Bioeconomia da pesca artesanal nos estados de Tocantins e Roraima: caminhos seguros para a inclusão socioeconômica e estruturação da cadeira produtiva ( Embrapa Pesca e Aquicultura ); e Ações estruturantes de capacitação e de introdução de tecnologias para fortalecer a piscicultura como fonte de renda e segurança alimentar ( Embrapa Cocais ).

Com o Banco do Brasil, a Embrapa celebrou um Termo de Cooperação envolvendo a Cooperativa Central Gaúcha LTDA ( CCGL ) que prevê a produção sustentável beneficiando cooperados da agricultura familiar. O termo assinado prevê a recuperação de pastagens da Fazenda Agropecuária Cerrito, município de Júlio de Castilho, no âmbito do programa do governo federal  de conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção, instituído por meio do Decreto nº 11.815 .

A solenidade  foi acompanhada pela Diretoria-Executiva da Embrapa e chefes de unidades descentralizadas,  pela secretária Nacional de Aquicultura,  parlamentares e dirigentes de outros órgãos ligados à agropecuária.

Link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/85913936/embrapa-assina-parcerias-em-comemoracao-aos--50-anos?p_auth=jnWSx9HC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte