Segurança pública

Entidade de empresas digitais assina protocolo com MJSP sobre Projeto Celular Seguro

Ferramenta lançada pelo Ministério permite bloqueio de celulares e aplicativos digitais de forma ágil em caso de perda, roubo ou furto dos aparelhos

21/12/2023 17:39
Entidade de empresas digitais assina protocolo com MJSP sobre Projeto Celular Seguro
Foto: Divulgação

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinou, nesta quinta-feira (21), protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Internet (Abranet), que representa empresas de pagamentos digitais e provedores, entre outros. Participaram do ato as empresas Mercado Livre, Pagbank, Recarga Pay e Picpay.

O documento formaliza o interesse da entidade e das companhias em participarem do Projeto Celular Seguro, que possibilita às vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis realizarem o bloqueio do aparelho e de aplicativos digitais em poucos cliques, em caso de perda, roubo ou furto.

“A rapidez, para a proteção contra crimes financeiros, é muito importante. Estamos convencidos de que quanto mais empresas aderirem e participarem, o projeto vai ficar cada vez menos do governo, e cada vez mais da sociedade. O governo é um organizador e garantidor da segurança”, relatou o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli. “Vale lembrar que não pegamos dado nenhum dos telefones. Respeitamos a Lei Geral de Proteção de Dados”, completou.

Saiba como se cadastrar no Celular Seguro

“Há uma gama de possibilidades que podemos construir juntos. Representamos, em termos de instituições financeiras, 40 milhões de cartões emitidos no país. Vamos seguir com ampla divulgação para ampla adesão e contribuir com o sucesso da iniciativa”, disse a diretora de Meios de Pagamento da Abranet, Caroline Maciel.


Registro

Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos Termos de Uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra. Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.

Confira os bancos e instituições parceiras do Celular Seguro.

Balanço

O Celular Seguro pode ser acessado pelo site ou por ou aplicativo, que já está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Até as 16h30 desta quinta-feira (21), mais de 411 mil usuários se cadastraram na ferramenta, enquanto 290 mil já registraram seus telefones celulares. Destes, 270 mil também indicaram pessoas de confiança, que ficarão responsáveis por bloquear o telefone do titular em caso de perda, roubo ou furto do aparelho. Até o momento, foram efetuados 2.039 bloqueios.

Por:  Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) 

 

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/entidade-que-representa-empresas-digitais-assina-protocolo-de-intencoes-com-mjsp-referente-ao-projeto-celular-seguro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte