Esther Dweck reforça papel da Gestão para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Ministra participou da mesa para instalação da Comissão Nacional para os ODS, nesta terça-feira (19/12)
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou, na manhã desta terça-feira (19/12), no Palácio do Itamaraty, a mesa para a instalação da Comissão Nacional para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa enfrentar os desafios globais até 2030.
Dweck destacou que dentre os objetivos elencados pela ONU a serem trabalhados por cada país, de acordo com suas circunstâncias e prioridades, a pasta da Gestão tem papel central na execução de dois deles no Brasil: Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.
“Temos um papel fundamental no fortalecimento de instituições para que elas possam desempenhar suas competências nessa agenda. Cada vez mais, estamos aperfeiçoando nossa capacidade de executar políticas públicas e temos feito um trabalho enorme de parcerias com a sociedade civil, governos estaduais e municipais.
Um exemplo é o consórcio Nordeste que tão bem retrata a importância das parcerias institucionais” explicou a ministra.
Com a instalação da Comissão Nacional para os ODS (CNODS) realizada hoje, estão formalizados os instrumentos necessários para o começo dos trabalhos e para a criação de estratégias voltadas a uma ampla conscientização em todo o país acerca da implementação da Agenda 2030.
A primeira-dama Janja da Silva também prestigiou a cerimônia de instalação da Comissão e na oportunidade ressaltou a relevância dos trabalhos que serão apresentados. “Essa comissão vai ser muito importante em questão de representatividade e de alcance de metas para os próximos três anos de governo do presidente Lula” afirmou.
Participação Social
A CNODS foi recriada pelo Decreto 11.704 de 14 de setembro de 2023 e representa o compromisso do governo com a busca por um novo modelo de desenvolvimento, garantindo a inclusão e a justiça social com democracia e preservação ambiental.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte