'Festival Brasil É Terra Indígena' celebra diversidade dos povos
Com entrada gratuita, programação reúne feira de arte, debates e shows de artistas originários
Até esta quinta-feira (14/12), o Museu da República, em Brasília (DF), será palco do Festival ' Brasil é Terra Indígena '. Com entrada franca, o evento aborda ideias e estilos dos mais de 300 povos indígenas do Brasil, acompanhado da Feira de Arte Indígena e discussões de temas variados, que vão de moda a mudanças climáticas.
Organizado pela rede Mídia Indígena, o festival tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além da articulação do Centro Cultural Vale Maranhão, com apoio dos ministérios da Cultura e dos Povos Indígenas.
Durante a coletiva de imprensa, que marcou a abertura do evento, o ministro Márcio França destacou a importância do Festival e colocou o ministério à disposição para contribuir no desenvolvimento dos empreendedores indígenas. “O ministério do foi criado para ajudar essas pessoas a terem acesso às políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. Portanto, o evento é uma ótima oportunidade para dialogar sobre a realidade dessas pessoas e propor alternativas para auxiliá-los a se desenvolverem cada vez mais”, afirmou o ministro.
Também participaram da coletiva a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a presidente da Funai, Joenia Wapichana, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg; a deputada federal Célia Xakriabá e Priscila Tapajowara, do coletivo Mídia Indígena.
Durante o Festival, os visitantes poderão conhecer a Feira de Arte dos Povos Indígenas, localizada no anexo do Museu Nacional da República, que exibe trabalhos de mais de 80 artistas de todos os seis biomas brasileiros, com a curadoria do arquiteto Marcelo Rosenbaum.
Por: Ministério do Empreendedorismo e da Empresa de Pequeno Porte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte