Funai trabalha na elaboração de diagnóstico da educação escolar Xavante
As visitas ocorreram entre os meses de março e outubro e contemplaram as Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro, Marechal Rondon e Parabubure
Equipes da unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Barra do Garças (MT) visitaram 41 escolas do Território Xavante com o objetivo de realizar um diagnóstico da educação escolar indígena. As visitas ocorreram entre os meses de março e outubro e contemplaram as Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro, Marechal Rondon e Parabubure.
Por meio das visitas in loco e aplicação de questionário elaborado pela Funai, buscou-se obter dados e informações sobre a situação das estruturas físicas das escolas, calendário escolar, quantidade de alunos matriculados, quantidade de professores indígenas, merenda escolar, adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), satisfação dos educadores indígenas em relação às secretarias de educação, percepção dos educadores indígenas sobre o impacto da escola na vida da comunidade, entre outros temas relevantes.
Em 2024, esses dados serão tabulados, analisados e organizados em relatórios que serão disponibilizados para a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), Coordenação de Processos Educativos (COPE) e demais unidades interessadas. Além disso, as reivindicações das lideranças serão encaminhadas às secretarias estaduais e municipais de Educação. A iniciativa tem o objetivo de trazer melhorias de infraestrutura para as escolas indígenas, contribuir com a melhoria da gestão das escolas e fortalecer a economia das aldeias por meio do PNAE.
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
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