Ibama desmobiliza garimpo ilegal em Manaus
Operação Tempestade Aurífera inutilizou oito dragas
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF), realizaram operação contra a ação de garimpeiros ilegais em Manaus (AM). A Operação Tempestade Aurífera inutilizou motores de dragas atracadas no centro da capital amazonense.
O principal objetivo da Operação Tempestade Auríferada foi reprimir a extração ilegal de minério de ouro no estado. Ao todo, foram apreendidas oito dragas, sete delas de grande porte, identificadas por canos de 16 e de 18 polegadas, causadoras de potencial dano ambiental.
A ação contou com o trabalho de especialistas da PF no manuseio de explosivos. Foram apreendidos diversos documentos comprobatórios de que as embarcações estavam sendo utilizadas na extração ilegal de ouro na região do Japurá, Puré e Puretê, no Amazonas.
Também, foram encontrados equipamentos como paquímetros, balanças de precisão, trical (pó utilizado para fundição de ouro), trical fundido, bateia e carpetes. Os materiais foram apreendidos e parte foi levada como prova pelos peritos da Polícia Federal.
A PF instaurou investigação para aprofundar os fatos e identificar os responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa.
Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte