Ibram publica o resultado final do Prêmio Ponto de Memória 2023
Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) o resultado final do Prêmio Pontos de Memória 2023 - Edição Helena Quadros. Cada uma das práticas será premiada em R$ 40 mil, totalizando R$ 4 milhões.
Foram selecionados os oito candidatos mais bem pontuados dentro de cada região brasileira e, em virtude de um aporte orçamentário, foram acrescidas 60 (sessenta) entidades na premiação. Confira o resultado final do Prêmio Pontos de Memória 2023.
O Prêmio Ponto de Memória 2023 teve como finalidade reconhecer e premiar práticas em museologia social e processos museais comunitários que tenham contribuído para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira.
Nesta edição, o Prêmio homenageia a educadora paraense Helena do Socorro Alves Quadros, vitimada pela Covid-19 em 2021, que teve carreira atuante no setor educativo do Museu Paraense Emílio Goeldi e foi fundadora do Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém (PA), um dos pioneiros do Brasil.
Todas as informações relativas aos Editais de Fomento e Financiamento do Ibram estão disponíveis aqui .
Por: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte