Instalação da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS)
Foi realizada nesta terça-feira, 19/12, no Palácio Itamaraty, cerimônia de posse da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). O evento contou com a participação da Senhora Janja Lula da Silva; do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha; e da Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, entre outras autoridades, bem como de representantes da sociedade civil e do corpo diplomático.
A recriação da CNODS ocorre no contexto mais amplo de renovação do compromisso internacional do Brasil com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, evidenciado durante a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que teve lugar em setembro, em Nova York, durante a Semana de Alto Nível da ONU.
Instituída no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, a CNODS constitui instrumento central no firme e revigorado engajamento internacional do Brasil com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de instância representativa para auxiliar o país na implementação e monitoramento da Agenda 2030. A iniciativa coloca novamente o Brasil na vanguarda dos países comprometidos com o alcance dos ODS.
Entre outras funções, a CNODS será responsável por elaborar a Revisão Nacional Voluntária, a ser apresentada no Foro Político de Alto Nível da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2024. O diagnóstico informará políticas públicas e ações da sociedade civil e do setor privado com vistas à promoção da sustentabilidade nos próximos anos.
Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte