Educação

Integração entre Saeb e avaliações da alfabetização é tema de reunião

Segundo encontro da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica aconteceu na última sexta-feira (1º)

05/12/2023 16:47
Integração entre Saeb e avaliações da alfabetização é tema de reunião

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última sexta-feira, 1º de dezembro, a segunda reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas da Educação Básica. O grupo é formado por representantes do Inep e das secretarias estaduais, além de secretários municipais de Educação. O objetivo da comissão é promover a integração entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as avaliações da alfabetização conduzidas pelas unidades da Federação .

Durante o encontro, os representantes discutiram sobre o documento técnico orientador do procedimento a ser realizado na equalização dos resultados das avaliações estaduais com o Saeb. O grupo debateu também sobre a população de referência e o modo de aplicação do Saeb para o segundo ano do ensino fundamental.

“Será realizado um evento de capacitação com as secretarias, acerca dos insumos para atividade de comparabilidade entre as avaliações estaduais e o Saeb. No entanto, o foco será nos procedimentos de equalização”, destacou o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Campos.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.

A avaliação da educação básica é um eixo do programa do governo federal lançado em junho pelo Ministério da Educação (MEC) para apoiar as ações nos municípios, nos estados e no Distrito Federal. O Inep coordena as iniciativas de alinhamento, prestando apoio técnico, além de possibilitar a troca de experiência entre as equipes nacionais e estaduais no que se refere à avaliação da alfabetização.

O grupo é composto por cinco representantes do Inep; um representante dos secretários municipais de Educação de cada região do país, totalizando cinco indicações da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); um representante dos secretários estaduais, totalizando cinco indicações do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed); e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec).

Saeb – Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

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Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

 

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