FNDE faz balanço sobre a reconstrução da educação brasileira em 2023
Ações nas áreas de governança, inovação, relacionamento e investimento foram os pontos destacados durante o encontro
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou, na tarde desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, o evento de apresentação de seu Balanço de Gestão 2023. A cerimônia contou com a presença da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, e teve como foco os gestores dos programas e ações executados pelo órgão.
A abertura do encontro foi marcada pela palestra da psicóloga e trainer organizacional, Zuleide Alves, que abordou o tema "Escute para compreender e fale para ser entendido". Em um ambiente descontraído e dinâmico, a plateia teve a oportunidade de refletir sobre a importância da comunicação eficaz nas relações profissionais.
Logo em seguida, a presidente Fernanda Pacobahyba tomou a palavra para apresentar os principais feitos e conquistas do FNDE ao longo do primeiro ano de sua gestão. Ela destacou a dedicação da equipe e reforçou o compromisso da instituição, ao lado do MEC, com a reconstrução da educação brasileira. “Hoje eu sou só gratidão. Ficamos, muitas vezes, na correria e não nos damos conta da quantidade de entregas que realizamos. Temos um desafio muito grande e, ao mesmo tempo, talvez um dos maiores propósitos da nossa nação, que é melhorar a qualidade da educação básica brasileira, algo extraordinário”, comentou Fernanda.
Durante a apresentação, a presidente separou as ações realizadas ao longo do período em quatro eixos: Governança, Inovação, Relacionamento e Investimento, iniciativa que visou proporcionar uma transparência ainda maior sobre as atividades da autarquia – tudo para garantir aos estudantes de escolas públicas de estados, municípios e do Distrito Federal as condições de um aprendizado pleno, integral e duradouro.
Entre vários destaques, a presidente ressaltou a construção de um Big Data e da Plataforma de Dados da autarquia, no âmbito da tecnologia da informação; o lançamento do Balcão de Atendimento Virtual, novo meio para prestar assistência técnica a entes federados; o reajuste bilionário dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), após seis anos sem aumento; e a retomada de obras escolares, com a perspectiva de novas vagas para a educação. “Nós não podemos mais ver obras paralisadas e inacabadas no Brasil. Isso é inaceitável. Isso quebra o ciclo produtivo. São 5.641 obras nessas condições, que podem gerar 1,1 milhão de vagas nas redes públicas de ensino. Sem sombra de dúvida, esse é um dos maiores carros-chefes dessa gestão do presidente Lula e nossa, do FNDE, por conta desse grande impacto”, afirmou Fernanda Pacobahyba.
O evento encerrou-se em clima de celebração e otimismo, marcando um ano de importantes realizações do FNDE. O compromisso reafirmado pela presidente e sua equipe promete continuar impulsionando avanços significativos nos próximos anos.
Para acessar a íntegra do Balanço de Gestão do FNDE 2023, acesse o site .
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte