Lula oficializa nomeação de Paulo Gonet para a PGR
O Decreto com a nomeação foi publicado na tarde desta sexta-feira (15/12) no Diário Oficial da União (DOU)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a nomeação do subprocurador-geral da República Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República. O Decreto com a nomeação foi publicado na tarde desta sexta-feira (15/12) no Diário Oficial da União (DOU).
A posse será na próxima segunda-feira (18/12), às 10h, no Auditório Juscelino Kubitschek, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O presidente Lula participa da solenidade.
Gonet teve a indicação aprovada no Senado na quarta-feira (13/12). O mandato do procurador-geral da República é de dois anos, sendo permitida a recondução. Automaticamente, entre outras funções, o PGR assume a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Currículo
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Ele ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e desde 2012 ocupa o cargo de subprocurador-geral da República, último nível da carreira. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.
Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos e é autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).
Por: Agência Gov, com informações do MPF
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte