MCom participa da entrega da revitalização do edifício-sede dos Correios na Bahia
Ministro Juscelino Filho acompanhou a cerimônia que marca avanço na modernização e preservação histórica.
Nesta terça-feira (19/12), o ministro Juscelino Filho participou da cerimônia de entrega da revitalização do edifício-sede dos Correios, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), na Bahia. O imóvel histórico fica localizado na tradicional Praça da Inglaterra em Salvador.
O ministro Juscelino Filho participou do evento e destacou a importância da iniciativa. "Concluímos a entrega desse prédio histórico dos Correios aqui na Bahia; mais uma grande entrega em 2023. E que 2024 seja mais um ano de grandes conquistas para os Correios e pro Brasil, sob a liderança do presidente Lula", destacou Juscelino Filho.
O Novo PAC irá destinar R$ 856 milhões para a modernização do parque logístico nacional dos Correios. Serão adquiridos novos sistemas automatizados de triagem e construídos centros de serviços postais em locais estratégicos do país, aumentando a eficiência dos serviços prestados pela entidade.
História preservada
A reforma, focada na modernização dos pontos de atendimento e na preservação de 360 anos de história, abrangeu a fachada e a parte interna do imóvel histórico. O prédio, situado no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Cidade Baixa, é tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e vizinho ao Centro Histórico, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1985.
A revitalização buscou restaurar a fachada original da década de 1930 e modernizar o interior para abrigar a agência, centro de distribuição e a sede administrativa da empresa na Bahia. O hall de entrada, com seu pé direito, bancadas de mármore e relógio originais, foi preservado, mantendo a influência modernista do projeto original.
A Agência está completamente renovada, com climatização, mobiliário ergonômico e equipada para atendimento PcD, pré-atendimento informatizado e espaço filatélico modernizado e tem capacidade para atender em média 400 pessoas/dia, além de área própria para carga e descarga.
O edifício, que foi uma das primeiras construções na área do Comércio no século 19, apresenta solidez estrutural e a reforma, conduzida pela equipe de profissionais da estatal, não ampliou nem alterou sua estrutura. A recuperação incluiu adaptações internas, novas esquadrias, recuperação da cobertura e renovação completa da infraestrutura predial, seguindo princípios de sustentabilidade e economicidade.
Com a conclusão da revitalização, a área administrativa ocupará os quatro andares superiores, enquanto a agência e a unidade operacional estarão no térreo, gerando eficiência nos serviços e redução de despesas para os Correios. O projeto, desenvolvido integralmente pela equipe da estatal, destaca-se pela preservação da história e modernização, reforçando o compromisso com a comunidade baiana.
Patrimônio arquitetônico dos Correios por todo país
A história e a memória postal do Brasil seguem preservadas através de prédios da estatal espalhados por todo o país. Com mais de três séculos e meio de existência, os Correios exibem a trajetória brasileira através do seu patrimônio arquitetônico, sempre unindo tradição e modernidade para melhor servir. Desde o início do século 20, seguindo uma tendência mundial, os Correios investiram em modernas construções para atender a população em cidades como Campo Grande (MS), Recife (PE), Manaus (AM), Petrópolis (RJ), João Pessoa (PB) e Santos (SP).
Merece destaque o imóvel na capital paulistana, localizado no Vale do Anhangabaú, construído em 1922 e que abriga a Agência Central e o Centro Cultural dos Correios até hoje. Já em São Luís (MA), a agência central dos Correios está situada em uma construção de 1937. Em Curitiba (PR), o prédio da agência central é uma construção de 1934, considerado um marco arquitetônico da cidade que, em 2016, foi recuperado e reformado para os cidadãos.
Por: Ministério das Comunicações
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte