MCom participa de evento para ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública
Durante o evento, foram assinados acordos entre EBC, Conif e 16 institutos federais, visando a operação de 49 novas emissoras de rádio
O Ministério das Comunicações (MCom) reforçou seu compromisso com a promoção da Radiodifusão Pública ao participar da cerimônia, na tarde desta quarta-feira (6/12), que marcou a entrada dos Institutos Federais (IFs) no movimento de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“A expansão das rádios FM, especialmente as de caráter educativo, desempenha papel fundamental na ampliação do conhecimento e acesso à informação no interior do país” comentou a secretária-Executiva do MCom, Sônia Faustino. Para ela, a diversidade de conteúdo local não apenas enriquece a programação de rádio, mas também contribui para a educação, entretenimento e inclusão social.
Durante o evento, foram assinados acordos entre EBC, Conif e 16 institutos federais, visando a operação de 49 novas emissoras de rádio. A iniciativa busca fortalecer a Radiodifusão Pública, ampliar a cobertura de FM da EBC nacionalmente e promover a cultura local por meio de programações diversificadas.
Na ocasião, o MCom assinou as Portarias de Consignação para 11 novos canais de rádio FM, sendo 5 em parceria com Institutos Federais, o que representa um marco significativo ao considerar que cerca de 83% da população brasileira ouve rádio. Essa ação visa não só fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública, mas também estreitar laços com universidades federais em vários estados do país, promovendo acesso gratuito a conteúdo de qualidade e credibilidade.
Também participaram da cerimônia o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, além de representantes do Ministério da Educação, dirigentes da EBC, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitores dos Institutos Federais.
Atualmente, a RNCP, já conta com 41 rádios FM e 72 emissoras de TV em funcionamento, sendo a quinta rede de TV mais assistida no Brasil. Com a adesão inédita de institutos federais e a recente inclusão de 32 universidades federais, a iniciativa de expansão pretende operar mais de setenta novas emissoras de rádio e TV, promovendo a veiculação de programação local e conteúdo das emissoras TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte