Médicos intercambistas são avaliados para atuação no SUS
Mais de 3,4 mil médicos formados no exterior realizaram treinamento para atuarem em 1.309 municípios brasileiros. Avaliação do MEC e MS certificou se os profissionais estão aptos
Na última quinta-feira, 30 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) , em parceria com o Ministério da Saúde (MS) , aplicou a avaliação do Módulo de Acolhimento e Avaliação ( MAAv ) do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) à mais de 3,4 mil médicos intercambistas participantes do módulo . O objetivo da avaliação é certificar se os profissionais formados no exterior estão aptos para atuar em em situações cotidianas da prática médica no Brasil .
O MAAv é a formação para médicos de nacionalidade brasileira ou estrangeira que se formaram em medicina no exterior , e desejam atuar no Programa Mais Médicos . Realizado pelo s Ministério s da Educação e da Saúde , o treinamento busca evidenciar os resultados positivos do programa de provimento , dar boas-vindas aos médicos e médicas selecionados , e aprimorar seus conhecimentos sobre a Atenção Primária à Saúde.
A Supervisão Acadêmica do MEC é responsável por fazer o acompanhamento dos médicos que garantirão assistência e acesso à saúde para a população em municípios de maior vulnerabilidade social, regiões de fronteira e vazios assistenciais, na região da Amazônia Legal e periferias das grandes cidades. Com tutores, supervisores, e Apoiadores Institucionais do MEC ( AIMECs ), a Supervisão Acadêmica é responsável pelo fortalecimento da política de educação permanente através da integração ensino-serviço no componente assistencial da formação dos médicos participantes do Projeto.
No curso, os médicos puderam participar de 160 horas de aulas e oficinas que abordam temas relacionadas a legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo Ministério da Saúde e Código de Ética Médica, além dos protocolos e diretrizes específicos do estado e município de atuação do médico.
A médica Luciana Jamille é natural da Bahia e será alocada no Rio Grande do Sul, ela realizou o MAAv em São Paulo e para ela é motivo de gratidão saber que poderá fazer a diferença na vida de outras pessoas. “Estou muito ansiosa para chegar e fazer meu trabalho, mas acima de tudo estou muito feliz por fazer parte desse Programa tão grandioso, que é o Programa Mais Médicos, e poder trabalhar no meu país” contou.
Nesse ciclo do MAAv , 3,4 mil médicos que estudaram medicina no exterior e 6 médicos estrangeiros participaram simultaneamente de três cidades diferentes : Belo Horizonte ( MG ) , p ara os médicos que atuarão nos estados do centro-oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro ; Salvador ( BA ) , para os médicos que atuarão nos estados da s regiões norte e nordeste e n o estado do Espírito Santo ; e São Paulo ( SP ), para os médicos que atuarão na região Sul e no estado de São Paulo.
O Coordenador-geral do MAAv , Nilson Massakazu explicou que mais de 100 professores estiveram envolvidos na parte pedagógica que foi construída de forma uniforme para os polos . Ele complementa contando que “a grande maioria dos docentes desse MAAv é médico de família e comunidade , ou pessoas que t ê m vivência prática na atenção primária . Além disso, t odos são professores de universidades, seja da graduação ou Residência Médica, e a maior parte é ou já foi supervisor e tutor do Programa”.
Mais Médicos – Instituído por meio da Medida Provisória nº 621/2013, convertida na Lei nº 12.871/2013, e reeditado pela MP nº 1.165, de 20 de março de 2023, o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) é uma política pública do governo brasileiro que visa diminuir a carência de profissionais de atenção primária à saúde nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir as desigualdades na área da saúde nas regiões mais vulneráveis do Brasil.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte