Conab vai disponibilizar 400 toneladas de milho para Minas Gerais enfrentar seca
A estiagem atinge mais de 150 municípios mineiros da região da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, nesta sexta-feira (22), da reunião para debater medidas de enfrentamento dos efeitos da seca em Minas Gerais. A Conab vai disponibilizar 400 toneladas de milho no Programa Venda em Balcão, na Unidade Armazenadora em Montes Claros, além de abrir postos para oferta do grão em parceria com as prefeituras.
A estiagem atinge mais de 150 municípios mineiros da região da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). A reunião ocorreu no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros/MG.
O superintendente em Minas Gerais, Eduardo Dumont, representou a Conab na reunião, da qual participaram prefeitos dos municípios da região, autoridades estaduais e parlamentares. Durante o encontro foram transmitidas mensagens dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
O ProVB viabiliza o acesso de pequenos produtores aos estoques públicos de milho em grãos, com a venda direta, nos armazéns da Companhia, para uso na ração animal, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.
Neste ano, a superintendência regional da Conab no estado firmou 51 contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea, nesta região mineira, com cooperativas e associações de agricultores e agricultoras familiares no valor de R$12,5 milhões. Esta é uma importante ação de apoio à agricultura familiar e combate à fome. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
Por: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte