Ministério da Saúde atende mais de 140 municípios cearenses na última Caravana Federativa de 2023
Sexta edição do evento foi realizada em Fortaleza. Antes, já passou pela Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Maranhão
Assistência a pelo menos 147 municípios e mais de 210 atendimentos concluídos. Esse foi o resultado do trabalho do Ministério da Saúde na sexta edição da Caravana Federativa, realizada em Fortaleza (CE). Foram dois dias de evento, onde gestoras e gestores municipais tiveram a oportunidade de apresentar demandas envolvendo o serviço público local.
“Este é um momento em que Brasília sai do gabinete e vem com seus ministérios, com suas empresas públicas, na parceria com o governo do estado do Ceará, para estar junto com os municípios”, vibrou o ministro Alexandre Padilha, responsável pelas Relações Institucionais, durante a abertura do evento. A pasta é responsável pela coordenação da Caravana. Padilha aproveitou o encontro para reforçar que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde para destinar mais recursos para a saúde do estado do Ceará.
“Eu acho que tudo que a população espera de gestores é que a gente possa dar as mãos para melhorar a saúde pública, a segurança pública e a educação pública”, acrescentou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Rilson Sousa de Andrade é secretário de Saúde de Guaiúba (CE) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Ceará (Cosems-CE). Segundo ele, a Caravana é um ambiente de troca de experiências. “Serve para conhecer o que o Ministério da Saúde tem para oferecer em 2024, principalmente na questão de liberação de recursos que é o que a gente mais tem novidade. Participem, frequentem. Temos todos os departamentos do Ministério tirando as dúvidas que precisamos no dia a dia da nossa gestão de saúde em cada um dos municípios”, convida o gestor.
Ministério da Saúde a serviço dos gestores
Nesta edição do evento, assim que os gestores concluíam o credenciamento, recebiam cartilhas com informações sobre todos os assuntos tratados em cada Ministério – tudo em um material só, facilitando o trânsito pelos estandes dos mais de 30 ministérios e órgãos públicos presentes.
Os participantes também receberam a cartilha “Ministério da Saúde e o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) – dezembro de 2023”. Nesta versão, há informações sobre a seleção do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – tema caro aos gestores municipais que chegaram ao evento em busca de entender quais serão os próximos passos do programa. Em quatro anos, as cidades brasileiras devem receber investimentos na ordem de R$ 30,5 bilhões por meio do programa para a saúde. Todo o material pode ser acessado pelo celular via QR code, com notícias do Ministério da Saúde filtradas por estado.
A equipe do Fundo Nacional de Saúde (FNS) também marcou presença no evento, e quem buscou atendimento teve a oportunidade de conhecer o Pacto50+. O compromisso objetiva traçar o caminho dos próximos 50 anos de financiamento da saúde, de modo planejado e garantindo a sustentabilidade do sistema público.
Para a assessora parlamentar Tacila Pimenta, a sexta edição do evento foi um sucesso. “Sempre há questões como as que envolvem o repasse para obras de unidades básicas de saúde, e, às vezes, o recurso não sai por causa de alguma coisa mínima que está ali em diligência, e o gestor não tem conhecimento. E quando ele vem, a gente mostra ponto a ponto e ajuda a superar o problema”, destacou.
Carlos Antônio Alves de Almeida é da equipe de eventos do Ministério da Saúde. É ele quem coordena os trabalhos para colocar toda a estrutura do estande de pé. “Para a gente é uma honra. É um atendimento que é de suma importância para o governo e para a população. Em todas as caravanas que fomos, correspondemos muito bem em termos de atendimento”, destacou. Segundo Carlos, o Ministério da Saúde tem um espaço estratégico dentro do evento para chamar o público a circular pelos estandes ante o tamanho da importância do SUS.
Nesta edição, de acordo com dados preliminares da empresa de credenciamento, foram realizados mais de 3,2 mil cadastros de participação e efetivados 2,9 mil atendimentos nos órgãos e empresas participantes. Antes de chegar ao Ceará, a Caravana Federativa visitou outros cinco estados: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Maranhão.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte