Ministério da Saúde divulga recomendações sobre o uso de pomada modeladora
Prevenção pode evitar casos de emergência oftalmológica
Em comparação com anos anteriores, os sistemas de informação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registraram aumento, em 2023, nas notificações de eventos adversos relacionados ao uso de pomadas modeladoras de cabelo. Os principais sintomas incluem coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço. Em casos mais graves, a visão pode tornar-se turva, especialmente após o contato com a água, uma vez que o produto pode escorrer para a região ocular.
Diante do aumento nos casos de emergência oftalmológica relacionados a esse tipo de produto na cidade do Rio de Janeiro, no mês de dezembro, o Ministério da Saúde destaca a necessidade de atenção redobrada da população quanto ao uso de cosméticos.
Confira a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa
Recomendações
- Não utilizar produtos irregulares: utilizar apenas produtos autorizados pela Anvisa;
- Prevenção em caso de contato com os olhos: evitar o contato com os olhos; em caso de contato acidental, lavar com água corrente por pelo menos 15 minutos;
- Ler atentamente o rótulo: seguir as instruções do fabricante. Os produtos cosméticos são seguros quando utilizados corretamente;
- Realizar teste de alergia: antes de usar, fazer um teste em uma pequena área da pele;
- Evitar o uso excessivo: não exagerar na aplicação dos produtos;
- Cuidado com irritações: não utilizar o produto se a pele, olhos ou outra parte do corpo estiver irritada;
- Assistência médica e notificação: procurar assistência médica em caso de eventos adversos e não deixar de notificar às autoridades sanitárias competentes. Manter a guarda do produto para rastreabilidade das informações, como nome do produto e lote, para as ações de investigação dos órgãos competentes.
Orientações da Anvisa aos consumidores e aos profissionais
Notificação
Em caso de qualquer evento adverso decorrente do uso de produtos cosméticos, o cidadão deve notificar imediatamente à Anvisa e procurar assistência médica, especialmente se a situação for grave.
- Notificação pelo cidadão ;
- Notificação por empresas e profissionais da saúde (após realização de cadastro).
- Além disso, qualquer pessoa com CPF (Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal) pode comunicar uma reclamação, seja em seu próprio nome ou em nome de terceiros .
Por: Ministério da Saúde
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