Ministério das Cidades entrega 600 unidades habitacionais em Recife
Entrega realizada no Residencial Encanta Moça I e II encerra desse ano de 2023
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve ontem (21) em Recife (PE) para participar de mais uma entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, 600 famílias foram beneficiadas com moradias do Residencial Encanta Moça I e II no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Dessas, 384 foram destinadas a famílias moradoras de palafitas previamente cadastradas; 125 para famílias afetadas pela construção da Via Mangue, uma obra de intervenção do PAC; e 91 para pessoas que vivem em áreas não edificáveis na área do projeto de urbanização do Rio Pina.
A inauguração foi feita pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo prefeito da cidade, João Campos, além de outras autoridades presentes.
As famílias que recebem Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão enquadradas na Portaria do Ministério das Cidades, ou fazem parte daquelas removidas durante a construção da Via Mangue, estão isentas de qualquer taxa para morar no local.
Na ocasião, Jader Filho agradeceu à gestão municipal e exaltou a união dos esforços feitos para a aceleração da construção do residencial. "Agradecemos ainda ao governo do estado que, através da Compesa, ajudou para que as obras fossem finalizadas. O presidente Lula tem nos pedido muita atenção às famílias que moram em palafitas. A gente está entregando essas casas num momento muito especial, que é o Natal. Realizar o sonho da casa própria dessas mais de 2,4 mil pessoas enche a gente de orgulho e pretendemos avançar mais", diz Jader Filho.
O ministro das Cidades fez um balanço positivo após a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. “Retornamos às obras do Minha Casa Minha Vida que estavam paralisadas nos últimos quatro anos. O presidente Lula tem dado atenção às famílias que moram em palafitas. Só nesta área aqui são 374 famílias que saíram das palafitas e irão morar no Encanta Moça. É um momento muito especial, ainda mais próximo do Natal, realizando o sonho dessas famílias. Só este ano fechamos a entrega de 21 mil novos habitacionais e foram 35 mil obras que estavam paralisadas”, conclui Jader.
Esta foi a última entrega do ano do Minha Casa, Minha Vida. O conjunto habitacional é composto por 2 módulos, cada um com 300 apartamentos, distribuídos em 16 blocos de 5 andares e 8 UH por pavimento. Com 44,40 m² de área privativa, as unidades habitacionais foram construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e foram contratadas em 28/12/2018.
Uma das moradoras, Daniela Cristiane de Sousa, de 30 anos, recebeu simbolicamente as chaves do conjunto habitacional das mãos do ministro das Cidades, Jader Filho, e do prefeito João Campos. Ela tem cinco filhos e residia numa palafita, na comunidade do Bode, também na Zona Sul do Recife. Ela diz que já organizou a mudança para o novo lar e promete que vai passar um Natal diferenciado junto aos filhos.
Para Daniela, a vida na palafita sempre foi de muita luta, especialmente por ter cinco filhos e ser mãe solo. "Receber a chave do Minha Casa, Minha Vida representa um sonho realizado. Proporcionar isso aos meus filhos tem sido a melhor coisa que já me aconteceu".
“Fiquei surpresa em saber que seria a primeira a se mudar para o Encanta Moça. Pra mim e pra minhas crianças é uma bênção. Foram anos de luta para chegar até aqui. Sou grata a Deus e às autoridades competentes que trabalharam para realização desse sonho. Aqui eu vou ter muito mais segurança para criar os meus filhos da melhor maneira possível. A palavra que me resume hoje é gratidão", destacou Daniela.
João Campos elogiou a política habitacional do Governo Federal, que retornou com o programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Aqui está um exemplo de como é bom ter um pacto federativo e políticas públicas que funcionem. Assim, vidas são transformadas. Essa volta do programa refaz a esperança das pessoas de terem suas casas próprias. O terreno é da prefeitura e os apartamentos foram construídos pelo Governo Federal", explicou ele.
Segundo ele, a prefeitura do Recife preparou ainda um caminhão de mudança para as famílias, e cada apartamento terá uma árvore de Natal e pisca-pisca, o que simboliza o Natal e dá sentido a esse momento de conquista dessas famílias.
Outra beneficiária, Maria Ize, morou numa palafita por 12 anos. Ela tem três filhos, e um deles é cadeirante. Segundo ela, eles enfrentaram juntos situações de medo, como chuvas fortes e travessias sobre pontes improvisadas. Ela é mãe solo e agora terá mais segurança nos cuidados da casa e dos pequeninos.
"Eu vivia pregando tábuas que caíam no chão e na gente. Tínhamos que restaurar tudo. As pontes não tinham jeito. Ameaçavam cair sempre. Mas, agora só vai melhorar. O nosso Natal vai ser uma bênção. Já que eu não posso trabalhar, por ter que me dedicar exclusivamente ao meu filho cadeirante, vou buscar abrir um comércio para termos uma melhor qualidade de vida. Antes, quando chovia, a gente colocava até panelas na cama", concluiu.
João Campos falou sobre a felicidade de poder realizar os sonhos dessas famílias. "Estamos realizando um sonho de diversas famílias. Esse dia não seria possível se não tivéssemos uma grande política nacional de habitação de volta ao nosso País. Aqui está o exemplo de como é importante ter um pacto federativo que funcione, de políticas públicas que funcionem. São medidas que são transformativas”.
A ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos falou sobre esse momento de retomada do Minha Casa, Minha Vida, atendendo a um direito fundamental que é o acesso à moradia. “Estamos vendo a retomada de um programa que atende a um direito fundamental da população, que é o direito a ter um teto, e isso se deve à decisão política do presidente Lula, de resgatar programas que mudam a vida das pessoas”, disse ela.
Além das pessoas citadas, estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão, a senadora Teresa Leitão, o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, a deputada federal Iza Arruda, o deputado federal Eriberto Medeiros, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, o vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Marcos Brasiliano, bem como vereadores do município.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte