Esporte

Ministério do Esporte e Prefeitura de Santos inauguram complexo Skatepark Chorão

Pista no Novo Quebra-Mar contou com R$ 2,8 mi em investimento federal e homenageia o vocalista da banda Charlie Brown Jr.

10/12/2023 20:17
Ministério do Esporte e Prefeitura de Santos inauguram complexo Skatepark Chorão
Foto: Divulgação

 

A realização de um sonho para skatistas e admiradores da modalidade em uma cidade que respira esporte. Santos viveu uma manhã em alto astral 'tão natural quanto a luz do dia' neste domingo (10) com a inauguração oficial do Santos Skatepark - Chorão pelo ministro do Esporte André Fufuca e o prefeito da cidade, Rogério Santos.

"É gratificante ver uma pequena pista de skate transformada neste complexo para todos aqueles que queiram praticar do skate de base, o alto desempenho, o esporte de inclusão social. Mais do que o concreto e ferro usados aqui, o que vale é saber que isso muda a vida das pessoas, que está incluindo pessoas e dando esperança de crescimento para ver o sonhos virarem realidade", explicou o ministro.

Para Alexandre Abrão - filho do grande homenageado que dá nome ao complexo de skate: o vocalista da banda Charlie Brown Jr., o Chorão -, as pistas com dimensões olímpicas também podem ser consideradas um monumento dedicado a toda uma cultura regional.

"Isso aqui é a cultura caiçara: pegar o skate e ficar olhando o mar, vir à praia, trazer a família. É uma honra ter uma estrutura dessas aberta ao público, saber que todo mundo vai poder desfrutar e dizer que isso tem o nome do meu pai", observou Alexandre, acompanhado da filha Amelie (neta de Chorão), que também subiu no skate para experimentar a pista por alguns segundos ,amparada pelas mãos do pai para garantir o equilíbrio.

 

O atleta santista Tony Alves, do paraskate, está orgulhoso por ter pistas na cidade em condições de sediar campeonatos mundiais. Foto: Yuseff Abrahim/MEsp
A obra foi resultado de convênio celebrado entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Santos. Considerada uma das capitais mais esportivas do país, tanto pela prática de esportes por parte da população quanto por sediar grandes eventos, Santos teve como grande teste de suas novas pistas a realização do Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding que desde a última terça-feira (5) reuniu skatistas de todo país.

"Terminado o campeonato, a pista está entregue para toda população, e aí as pessoas que gostam do skate, que fazem escolinhas na cidade, da região e de todo o Brasil que estiverem em Santos, poderão praticar com qualidade e segurança", afirmou o prefeito Rogério Santos.

Uma destas pessoas é Atali Mendes, de 23 anos, que já escreveu seu nome na história da pista, nesse sábado (9), como vencedora da categoria amador. Foi seu primeiro título nacional. "A pista está novinha, lisinha com muitos obstáculos de todos os tamanhos, então tá perfeita e tudo de bom pro pessoal da baixada treinar e evoluir no skate. Como sou de São Paulo, é fácil de vir pra cá e ainda ter a possibilidade de andar em uma pista de frente para a praia. A gente fica até mais animado com a vista e dá uma vibe melhor pra acertar as manobras", comemorou a skatista.

Atual terceiro colocado no ranking brasileiro nas categorias street e park, o atleta santista Tony Alves, do paraskate, está orgulhoso por ter pista na cidade em condições de sediar campeonatos mundiais. "O formato é similar às pistas dos campeonatos grandes que acontecem dentro e fora do Brasil. Tem corrimões pra despencar pra valer, tem os menores para aprender trick nova, um flow 'daora', vários obstáculos muito importantes pro treino, para campeonatos e pra evolução do dia a dia, pra andar na rua", explicou Tony.

A união dos recursos do governo federal, que garantiu duas pistas de alto nível, com o governo municipal, que assegurou estrutura de academia e fisioterapia destinada ao alto desemprenho, foi o casamento perfeito na visão do presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), Eduardo Musa. "Agora todos os atletas da região e da confederação vão ter acesso ao mais alto nível de equipamentos"..

Para quem conhece a história da proibição do skate na década de 1980, na cidade de São Paulo, o novo palco da modalidade consolida a ideia de que a teimosia e o amor dos skatistas pelo esporte a cada dia vêm sendo finalmente recompensados.

"Meu pai era um dos 'Ibiraboys' no parque do Ibirapuera. Tenho certeza absoluta que vendo isso ele diria: 'meu, fiz meu trabalho e fiz muito bem'. Porque antes de ser um músico ele era um skatista, então certeza que como um embaixador não oficial do skate ele ia estar completamente satisfeito com isso aqui", concluiu Alexandre Abrão.

 

Alexandre Abrão, filho do Chorão, com sua filha Amelie: "É uma honra dizer que tem o nome do meu pai". Foto: Yuseff Abrahim/MEsp

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministerio-do-esporte-e-prefeitura-de-santos-inauguram-complexo-skatepark-chorao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte