MIR e Secom realizam primeira reunião do GTI do Plano Nacional de Comunicação Antirracista
Sociedade civil será ouvida na construção do documento e consulta segue aberta até 20 de janeiro
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) realizaram, nesta terça-feira (19), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que tem como objetivo a elaboração do Plano Nacional de Comunicação Antirracista.
O grupo é formado por três membros titulares e três suplentes de cada ministério e contará com a participação da sociedade civil em reuniões específicas e também por meio de consulta pública, que teve sua duração prorrogada pelo grupo.
A Coordenadora do GTI, Raio Gomes, destacou que a existência do grupo atende a uma reivindicação antiga de movimentos sociais. "O Plano que vamos começar a desenvolver a partir deste grupo é uma demanda histórica dos movimentos negros e também dos movimentos pelo direito à comunicação”, disse.
Outro tema em destaque foi a importância da participação da sociedade civil na criação do Plano, para que ele englobe ao máximo as demandas dos movimentos sociais sobre o tema.
"É necessário que além da consulta pública, haja a participação de representantes da sociedade civil para proporcionar outras visões críticas sobre as minutas do documento", afirmou Yuri Silva, Diretor de Políticas de Combate e Superação do MIR.
Além da deliberação e concordância sobre a participação de membros da Sociedade Civil no GTI, foi destacado que seria importante estender a Consulta Pública para que o grupo tenha mais insumos e construa um documento que contemple as necessidades de uma parcela maior da sociedade.
A Consulta Pública ficará aberta até o dia 20 de janeiro, para participar acesse aqui.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte