MJSP investe R$ 1,3 milhão na criação do Cursinho Popular do Pronasci para jovens vestibulandos pela IFB de Brasília
Iniciativa da Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) impulsiona projeto, com bolsas para 160 estudantes. Propósito é promover direitos e facilitar acesso ao ensino superior
Com o objetivo de desenvolver estratégias para a redução da criminalidade infantojuvenil em territórios, a Secretaria de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Saju/MJSP), estabeleceu parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para a criação do projeto "Cursinho Popular do Pronasci", preparatório para o Enem, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
Com aporte de R$ 1,3 milhão pela Saju/MJSP, o projeto tem vigência em 2024 e 2025. Durante esse período, serão selecionados 80 estudantes do Ensino Médio por ano, no total de 160 alunos até o final do projeto, com pagamento de bolsas. Também serão selecionados dois professores do IFB para coordenarem o projeto, assim como 22 professores para lecionarem por dois anos. E 20 estudantes de graduação serão selecionados para ganhar bolsas e monitorar os cursos durante a execução do projeto.
De acordo com o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, "os cursinhos populares permitem aos jovens da periferia sonharem com um futuro melhor, além de ajudar a romper as barreiras da exclusão social. Criar duas unidades de cursinho popular com políticas de assistência aos estudantes no DF é a concretização de um sonho para muitos da Saju e de todo o nosso governo, sobretudo daqueles que só estão aqui graças a um cursinho popular", ressaltou.
Seleção
A partir de janeiro de 2024, o projeto iniciará sua primeira etapa de seleção de professores do IFB para coordenar as atividades do cursinho preparatório, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto, que auxiliarão no monitoramento das aulas. A partir de março de 2024, serão selecionados estudantes do Ensino Médio ou que já tenham concluído o curso, como, também, alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para participarem do cursinho preparatório de 2024.
A segunda etapa do projeto ocorrerá em 2025, com a seleção de novos professores e estudantes do Ensino Médio ou EJA, proporcionando a outra metade das bolsas.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte