Saúde

Mutirões da Rede Ebserh beneficiam quase 3 mil pacientes em novembro

Parte dos procedimentos aproveitou a campanha novembro azul e atendeu também pacientes de municípios vizinhos aos hospitais

06/12/2023 12:46
Mutirões da Rede Ebserh beneficiam quase 3 mil pacientes em novembro
Foto: Divulgação/Ebserh

 

Por meio dos mutirões realizados nos hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), 2808 atendimentos foram realizados, parte deles motivados pelo novembro azul, que alude à importância da prevenção do câncer de próstata. Além das cidades onde as unidades estão localizadas, foram beneficiados pacientes de municípios vizinhos, através de parcerias com as secretarias de saúde.

Nos dias 1º e 3 de novembro, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), atendeu 72 homens em acompanhamento de câncer de próstata. A atividade fez parte da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e ao combate do câncer de próstata.

O Hospital de Clínicas da UFTM realizou três mutirões em novembro: No dia 2, com 30 procedimentos cirúrgicos em adultos, sendo 10 cirurgias ortopédicas, 10 endoscopias e 10 vasectomias, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. No dia 15, foram 42 cirurgias: 10 ortopédicas, 10 geral, 10 urologia e 12 endoscopias. Os mutirões contemplam pacientes não só de Uberaba, mas dos 27 municípios da macrorregião Triângulo Sul que estão em demanda reprimida de cirurgias eletivas. Por fim, no dia 20, 39 procedimentos, sendo 7 cirurgias ortopédicas, 10 pediátricas, 12 cateterismos e 10 endoscopias. Foram atendidos não só pacientes residentes em Uberaba, como também nos outros 26 municípios da Macrorregião Triângulo Sul. Na edição, foram contemplados 21 pacientes de cidades vizinhas e 18 de Uberaba.

Em Florianópolis, o HU-UFSC realizou um mutirão de cirurgias no dia 15, marcando o Novembro Azul. Foram atendidos 11 pacientes que estavam em fila de espera para cirurgia no SUS. Dentre os procedimentos estão ressecções de próstata e de bexiga, para o tratamento da hiperplasia benigna de próstata e tumor de bexiga, além de uma cistoscopia flexível, inédita na unidade.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizaram ações alusivas à prevenção do câncer de mama no dia 17. Foram mais de 560 consultas com especialistas, cerca de 1.600 exames de mamografia e ultrassonografia nas duas unidades.

No dia 23 de novembro, a equipe de urologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realizou sete cirurgias. Como parte da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, a maioria dos procedimentos foi para tratar problemas na próstata. Também foram feitas cirurgias de nefrectomia, que é a retirada total ou parcial do rim.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) realizou, no dia 28, 447 consultas voltadas para a prevenção de doenças como o câncer de próstata. A iniciativa fez parte da campanha mundial “Novembro Azul”. Além disso, houve consultas para colaboradores da Unidade Hospitalar, entrevistas nos meios de comunicação locais, programação de cirurgias relacionadas à próstata e atividades educativas sobre a temática nas dependências do HUAC.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

 

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/mutiroes-da-rede-ebserh-beneficiam-quase-3-mil-pacientes-em-novembro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte