Participação Social

No Ceará, MDHC intensifica articulação com municípios durante mais uma etapa da Caravana Federativa do Governo Federal

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania participou em Fortaleza da sexta etapa da Caravana

09/12/2023 14:26
No Ceará, MDHC intensifica articulação com municípios durante mais uma etapa da Caravana Federativa do Governo Federal

 

O estado do Ceará recebeu nos últimos dias mais uma etapa da Caravana Federativa, iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para promover as políticas públicas do Governo Federal junto aos gestores municipais, incluindo prefeitos e secretários. A mobilização que visa retomar o diálogo institucional com todos os municípios ocorreu na capital fortaleza e contou com representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Na quinta (7) e sexta (8), integrantes da Coordenação-Geral de Articulação Federativa (CGAF), da Secretaria-Executiva do MDHC, e da Assessoria de Educação e Cultura em Direitos Humanos, participaram do trabalho de articulação e estreitamento de laços com municípios cearenses. A servidora Cristiane Lourenço, da CGAF/MDHC detalha que durante os encontros foi possível sanar dúvidas, oferecer informações e receber relatos de experiências exitosas ou desafios locais envolvendo políticas para promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania.

"As caravanas são oportunidades para o Governo Federal conhecer as especificidades dos territórios e realizar articulações com os entes federativos, promovendo diálogo e trocas de experiências", destaca Cristiane. "No contato direto com gestores locais do Ceará percebemos uma visão sistêmica dos direitos humanos atravessando vários temas", acrescenta Débora Pinheiro, também da CGAF, ao citar como exemplos ações de acessibilidade para turistas, aplicativos para extrair dados e subsidiar políticas a partir de denúncias anônimas de violações de direitos e a realização de caravanas regionais para fortalecer a participação social na promoção e defesa dos direitos humanos.

A assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos Letícia Cesarino, também esteve nessa etapa da Caravana. "A escuta direta, dentro do território possibilita conhecer as demandas e a pensar políticas voltadas para os direitos humanos e a cidadania", afirma.

A Caravana Federativa é uma estratégia do Governo Federal para ampliar a oferta de serviços públicos, com o propósito de percorrer todo o país, reunindo ministérios e entidades federais para interagir com gestores locais por meio de atendimentos personalizados, oficinas e painéis, em um mesmo espaço, sempre reservando dois dias por estado. A Caravana Federativa completou a sua sexta edição em Fortaleza, depois de ter passado pelas capitais da Bahia, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Tocantins.

Acompanhe a programação das próximas etapas da Caravanas no site da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal neste link.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/no-ceara-mdhc-intensifica-articulacao-com-municipios-durante-mais-uma-etapa-da-caravana-federativa-do-governo-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte