Meio ambiente

Novo programa federal 'Cidades Verdes e Resilientes' é destaque na COP28

Iniciativa interministerial terá como foco a promoção de cidades mais adaptadas aos eventos extremos

06/12/2023 09:54
Novo programa federal 'Cidades Verdes e Resilientes' é destaque na COP28
Foto: Divulgação/Cidades

 

Cidades sustentáveis e resilientes a eventos extremos foi tema de discussão na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Representantes do governo brasileiro discutiram ações para a adaptação das cidades às mudanças climáticas por meio do Programa, ainda em construção, Cidades Verdes Resilientes, fruto da colaboração entre os Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foi durante o painel sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades, realizado no Pavilhão Brasil, na última segunda-feira (04/12). O programa pretende integrar ações entre o Governo Federal e municípios para enfrentar os desafios dos eventos climáticos extremos. O objetivo principal é reunir políticas urbanas e ambientais voltadas à qualidade ambiental e à construção da resiliência das cidades para lidarem com os impactos da mudança climática.

Durante o evento, o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Carlos Tomé, enfatizou a importância de agir imediatamente diante das mudanças climáticas. Ele ressaltou que, em suas viagens pelo Brasil, observou a urgência em tomar medidas imediatas diante dos impactos, como a seca no norte do país e os alagamentos no sul. Reforçou ainda que o Ministério das Cidades, ciente da necessidade de políticas integradas e transversais, atua em cinco secretarias estratégicas para lidar com assuntos relacionados à habitação, desenvolvimento urbano, saneamento, mobilidade urbana e periferias, sendo que a secretaria de desenvolvimento urbano e metropolitano e a secretaria de periferias são as que atuam diretamente para prevenção e adaptação climática.

O secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, afirmou que um decreto presidencial sobre o programa está em elaboração e vai envolver vários eixos de atuação, incluindo a capacidade institucional dos municípios e o avanço da pesquisa científica e a difusão de soluções tecnológicas.

O programa 'Cidades Verdes e Resilientes' terá como foco a promoção de cidades mais resilientes aos eventos extremos, apoiando iniciativas de planejamento urbano, especialmente em regiões periféricas, e elaborando estratégias de financiamento para a implementação de ações. As ações contemplam áreas verdes, uso e ocupação do solo sustentável, tecnologias de baixo carbono e mobilidade sustentável.

Por: Ministério das Cidades (MCidades)

Link: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/novo-programa-federal-cidades-verdes-e-resilientes-e-destaque-na-cop28
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte