Representantes do Brasil participam da cerimônia de reinauguração do Aeroporto de Rivera, no Uruguai
A reinauguração do aeroporto permitirá, proximamente, dar cumprimento ao Memorando de Entendimento assinado em agosto último entre a ANAC e a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica sobre o uso binacional do Aeroporto
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, acompanhado do Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Roberto Pimenta; do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de outras autoridades setoriais, participará, na tarde desta segunda-feira (11/12), da cerimônia de reinauguração do Aeroporto de Rivera, no Uruguai, reformado pelo país vizinho, que servirá também à cidade fronteiriça de Sant’Ana do Livramento (RS) e sua região.
A reinauguração do aeroporto permitirá, proximamente, dar cumprimento ao Memorando de Entendimento assinado em agosto último entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (DINACIA) sobre o uso binacional do Aeroporto, pelo qual voos de empresas aéreas brasileiras com destino ao aeroporto de Rivera poderão ser equiparados a voos domésticos, o que resultará em tarifas mais acessíveis. A medida contribuirá para aumentar o fluxo de negócios e turismo entre os países e para fortalecer a integração daquela região fronteiriça e sua população aos principais centros do País.
O Presidente da República visitou o Uruguai em janeiro, no contexto de sua primeira viagem internacional no atual mandato. Desde então, os projetos de integração física fronteiriça vem evoluindo rapidamente. Além do arranjo em torno do uso binacional do Aeroporto de Rivera, destacam-se os preparativos para o iminente lançamento de licitações para os projetos e obras para a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil, na bacia da Lagoa Mirim, e para a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, ligando Jaguarão (RS) a Rio Branco (Uruguai).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte