Presidente Lula participa de almoço oferecido aos repatriados da Faixa de Gaza
O evento foi nesta segunda-feira, 25 de dezembro, no Hotel de Trânsito na Base Aérea de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira de Natal, do Almoço de Boas-Vindas aos repatriados que chegaram da Faixa de Gaza no último sábado (23/11). O evento ocorreu no Hotel de Trânsito na Base Aérea de Brasília.
No discurso aos repatriados, Lula destacou o trabalho do Itamaraty e das embaixadas do Brasil no Oriente Médio para repatriar mais de 1.500 brasileiros que estavam na região do conflito. "Não é humanamente possível concordar com o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Não é possível tanto morte de mulheres e crianças, a destruição de todo o patrimônio construído pelo povo palestino. Eu tenho certeza que no Brasil vocês vão ter paz", afirmou o presidente.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse que todas as famílias que estão na zona de conflito e quiserem voltar, terão apoio do governo brasileiro. "O presidente reafirmou o compromisso do governo brasileiro de estar a disposição de continuar trabalhando pela paz, mas também à disposição para que todas as famílias de brasileiros e brasileiras que queiram retornar ao Brasil terão apoio do nosso governo", frisou Pimenta.
No último voo da Operação Voltando em Paz, uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de Brasília no último sábado (23/12), às 6h53 (de Brasília). O voo trazendo 16 brasileiros e binacionais e 14 familiares palestinos resgatados de Gaza havia decolado às 21h55 (horário local, 16h55 de Brasília) desta sexta (22) do Aeroporto do Cairo, no Egito. Dos 30 repatriados, 14 são crianças, 11 mulheres e cinco homens.
Desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro, este foi o 12º voo de repatriação coordenado pelo Governo Federal. Com esses 30, a operação chega a um total de 1.555 pessoas resgatadas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. As escalas trouxeram também 53 animais domésticos.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte