Quilombos das Américas: MIR anuncia retomada do programa na COP28
O programa, que há dez anos era um projeto desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), agora está aberto a todos os países da América Latina que queiram aderir
O secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos, Ronaldo dos Santos, , anunciou nesta terça-feira (5), durante a COP28 a retomada do programa Quilombos das Américas.
O programa, que há dez anos era um projeto desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), agora ganha status de programa e está aberto a todos os países da América Latina que queiram aderir.
"Consideramos estratégica e fundamental a internacionalização da pauta quilombola a partir do debate da preservação ambiental e do etnodesenvolvimento", disse o secretário, destacando que quilombolas estão ao lado de povos indígenas como agentes de proteção do meio ambiente.
A Colômbia é o país com a negociação mais avançada para adesão ao programa, e já tem um protocolo de intenções assinado com o governo brasileiro.
Outros países estão sendo mobilizados pelo Ministério da Igualdade Racial, como é o caso de Equador, Honduras, Costa Rica e Chile.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte