Receita Federal, setor privado e academia se unem para atender demanda da comunidade do Comércio Exterior
Foi realizado um encontro em Vitória/ES com o objetivo de dar continuidade às discussões sobre o Projeto E-Trânsito.
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória promoveu encontro de trabalho entre representantes da unidade local, da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira, da Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação e de outras unidades aduaneiras com professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e representantes de entidades do Comércio Exterior capixaba para dar continuidade ao debate sobre o Projeto E-Trânsito.
O Projeto é uma iniciativa conjunta entre a Alfândega da Receita Federal de Vitória, o Ifes e as entidades de classe do Comércio Exterior e tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução que agilize a movimentação de cargas em trânsito. Fundado em um acordo de cooperação técnica entre a Alfândega e o Ifes assinado em setembro de 2022, o projeto está desenvolvendo um dispositivo de rastreamento de unidades de carga e uma plataforma digital de monitoramento remoto, cujos testes e operação-piloto estão previstos para serem concluídos até o mês de dezembro de 2024.
O encontro contou com a participação dos auditores-fiscais Ronaldo S. Feltrin, superintendente-adjunto da 7ª Região Fiscal, Douglas C. Koehler, delegado da Alfândega da Receita Federal de Vitória, Fabricio Betto e Douglas Coutinho, idealizadores do projeto. Participaram também o reitor do Ifes, Jadir Pela, os professores Hudson Côgo, diretor-geral do Campus Vitória, Renato Cabelino, Marcelo Schimidt, Leandro Bueno, Jordano Celestrini e Johnathan Dezan que estão à frente da pesquisa acadêmica, além dos alunos bolsistas que estão atuando na execução técnica do projeto.
Também estiveram presentes representantes de entidades do estado como o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação, Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Associação dos Permissionários e Recintos Alfandegados e Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário.
Ao prever o uso integrado de dispositivos móveis, georreferenciamento e gestão de riscos sob a gestão da Receita Federal, a solução em desenvolvimento possibilitará aos operadores maior agilidade no fluxo de cargas, com total atendimento aos requisitos de normativos, e a possibilidade da Aduana acompanhar as cargas em Trânsito Aduaneiro.
Segundo Ronaldo Feltrin, "O Projeto E-Trânsito representa não apenas uma resposta aos desafios atuais, mas um passo significativo em direção à modernização e eficiência nas operações de Trânsito Aduaneiro. E a colaboração entre os setores público, acadêmico e privado destaca a relevância da iniciativa para a melhoria da logística do Comércio Exterior. A expectativa é que, ao seu término, o sistema se torne um modelo para otimização logística não apenas no Espírito Santo, mas também em âmbito nacional."
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte