Cultura

Retrospectiva 2023: Confira os destaques do ano da Fundação Biblioteca Nacional

21/12/2023 14:43
Retrospectiva 2023: Confira os destaques do ano da Fundação Biblioteca Nacional
Foto: Divulgação/BN


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – apresenta uma retrospectiva com os principais acontecimentos de 2023. Confira os destaques abaixo: 

● (08/03) - Vozes Brasilis - palestra “Mulheres indígenas: da invisibilidade à luta por direitos”

 

O programa Vozes Brasilis, da Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) – a biblioteca pública da FBN - promoveu diversas palestras ao longo de 2023, todas no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional. Um dos destaques foi a palestra “Mulheres indígenas: da invisibilidade à luta por direitos”, da educadora Marize Guarani. 

● (16/05) - Lançamento do inventário analítico de Lima Barreto

 

A Biblioteca Nacional lançou, em maio de 2023, a publicação “Lima Barreto, no curso da vida e das leituras – inventário analítico do arquivo pessoal do autor na Fundação Biblioteca Nacional”. O material, disponível gratuitamente online, reúne todo o acervo de correspondências e documentos pessoais de Lima Barreto existente na BN, incluindo imagens digitalizadas de documentos. Veja no link.

● (31/05) - Posse do presidente Marco Lucchesi, criação do Prêmio Akuli, anúncio de verbas do MinC

 

Durante a cerimônia de sua posse, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, anunciou a criação de uma nova categoria para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional: o Prêmio Akuli, voltado para o registro de tradições orais brasileiras. Também durante o evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou investimento de R$ 30 milhões para as obras de modernização do Prédio Anexo da BN.

● (14/06) - Visita de Domênico De Masi

 

Em 14 de junho, a BN recebeu a visita do saudoso sociólogo italiano Domênico De Masi, criador do conceito de “ócio criativo”. Ele se reuniu com o presidente Marco Lucchesi e viu uma pequena mostra, organizada pela equipe de Iconografia, de itens referentes à Itália. De Masi ficou particularmente impressionado com a obra do pintor e arquiteto Giovanni Battista Piranesi (1720 -1778): “Le antichità romane”.

● (04/07) - Doação de obras de Fayga Ostrower

 

A BN recebeu este ano a doação de diversas obras da artista plástica Fayga Ostrower (1920 – 2001). A doação foi feita pelos filhos da artista, Anna Leonor Ostrower e Carl Robert Ostrower, e incluiu pinturas, desenhos, xilogravuras, serigrafias, litografias, ilustrações, pôsteres e publicações diversas.

● (13/07) - Centenário da Coordenação de Periódicos

 

Em 2023, a Coordenação de Periódicos da Biblioteca Nacional celebrou seu centenário. Para marcar a data, foi elaborada a exposição “Uma janela para a seção de periódicos”, que foi sucesso absoluto de público – além do evento “Falas em série”, que reuniu servidores e pesquisadores para falar sobre os 100 anos da Coordenação. 

● (02/08) - Polo da BN na Antártica, acordo com a Marinha do Brasil

 

A BN firmou importante parceria com a Marinha do Brasil, que possibilitou a criação de um polo dentro da Estação Antártica Comandante Ferraz, com livros editados pela BN – além do envio, com navios da Marinha, de publicações para diversas instituições ao redor do mundo, cadastradas no âmbito do Serviço Nacional de Intercâmbio Bibliográfico.

 

 ● (15/08) - 40 anos do Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR)

 

No ano em que completou quatro décadas de existência, o Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) lançou uma publicação única na história da instituição: o “Glossário ilustrado de livros raros e acervos de memória”.

 (18/08) - 30 anos da Casa da Leitura

 

A Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional, localizada no bairro das Laranjeiras, completou 30 anos em 2023. Para celebrar a data, a casa teve as bibliotecas reabertas, com a nomeação de uma nova bibliotecária. Ao longo do ano, foram realizados no espaço diversos eventos culturais relacionados à leitura.

● (19/08) - Doação de obra de Portinari

 

Em agosto, a Biblioteca Nacional recebeu, com muita alegria, a doação de uma obra de Candido Portinari (1903-1962), doada pelo filho do artista, João Candido. A gravura “Braço de Tiradentes” rendeu a Candido Portinari a Medalha de Ouro Internacional da Paz, em 1950.

 

● (23/08) - Entrega da Constituição em nheengatu, pela ministra Rosa Weber

 

O dia 23 de agosto de 2023 foi histórico para a BN: pela primeira vez em um século, a instituição recebeu a visita de um presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber esteve na BN para a entrega da Constituição Federal traduzida para o nheengatu, língua geral amazônica. O projeto de tradução teve como curador o presidente da FBN, Marco Lucchesi.

● (29/09) - Vista da ministra da Saúde, Nísia Trindade – acordo de cooperação

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na BN e se reuniu com o presidente Marco Lucchesi, para firmar parceria entre as instituições para uma cooperação na criação do Memorial da Covid-19, que será implementado em 2024 no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Centro do Rio de Janeiro.

● (10/10) - Português João Barrento venceu o Prêmio Camões 2023

 

O ensaísta português João Barrento foi o vencedor da edição 2023 do Prêmio Camões – o prêmio literário mais importante da língua portuguesa, oferecido pelos governos do Brasil (por meio da FBN) e de Portugal.

 (27/10) - Ministro Luís Roberto Barroso na Biblioteca Nacional, acordo com CNJ

 

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esteve na BN durante o evento “A leitura nos espaços de privação de liberdade – Encontro nacional de gestores de leitura em ambientes prisionais”. Na ocasião, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, anunciou a doação de livros para bibliotecas de escolas prisionais, por meio de parceria com o CNJ, no âmbito da 1ª edição do prêmio “A saída é pela leitura”, do Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

● (30/10) - Aniversário da BN: Cristo iluminado e acordo de cooperação

 

Em celebração aos 213 anos da Biblioteca Nacional, o monumento do Cristo Redentor foi iluminado de vermelho bordô. A BN firmou, ainda, parceria com a instituição para a realização de pesquisa relativa ao monumento no acervo da instituição.

 

 (01/11) - 30 anos da revista Poesia Sempre

 

Em 2023, a revista Poesia Sempre completou 30 anos. A revista é considerada um marco entre as publicações do gênero. Por seus quadros, já passaram nomes como Ferreira Gullar, Ivan Junqueira e Ivo Barroso. A nova fase da Poesia Sempre iniciará em fevereiro de 2024, com o lançamento da edição número 41.

● (14/11) - Entrega do Prêmio Camões 2022 a Silviano Santiago

 

O escritor mineiro Silviano Santiago recebeu o Prêmio Camões 2022, o mais importante da língua portuguesa, em cerimônia emocionante realizada na sede da Biblioteca Nacional. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente no evento.

● (22/11) - Programa de Apoio à Tradução divulga a literatura brasileira no mundo

 

O Programa de Apoio à Tradução da FBN teve dois editais lançados em 2023. Ao todo, editoras de 34 países receberão apoio para a tradução de 114 títulos, escritos por 105 autores brasileiros.

● (22/11) - Emenda parlamentar garante verbas para obras no Prédio Anexo

 

O dia 22 de novembro foi histórico para a Fundação Biblioteca Nacional: por meio de emenda parlamentar, a instituição teve garantido o repasse de R$ 23 milhões para reforma do Prédio Anexo, fundamental para a guarda do acervo.

● (08/12) - Entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2023

 

A cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2023 foi emocionante. Este ano, o prêmio alcançou recorde de inscrições: 2.495, número 40% maior que em 2022. Durante o evento, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, anunciou duas novas categorias para o próximo ano: ilustração e quadrinhos.

 ● (11/12) - BN firma acordo com Museu Nacional para estudo relíquias egípcias

 

Em meados deste ano, a equipe do Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional (MN) identificou no acervo iconográfico da Biblioteca Nacional, com a ajuda da equipe da BN, imagens de relíquias egípcias: são fotos tiradas por Marc Ferrez de estelas que foram destruídas ou danificadas durante o incêndio no MN. A BN firmou, em dezembro, acordo de cooperação com o Museu Nacional para aprofundamento dos estudos sobre as obras.


Por: Fundação Biblioteca Nacional (FBN)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte