Sala de Situação: quadro geológico de Maceió fica estável nas últimas 24h
Apesar de não haver registro de sismos nas últimas 48h e de ter ocorrido uma desaceleração do afundamento, representantes do MME, do SGB e ANM ressaltam a necessidade de continuação das iniciativas de cuidado e atenção na região
O quadro geológico da região de Mutange, em Maceió (AL), apresentou leve melhora nesta segunda-feira (4/12) na comparação com os últimos dias, avaliaram os representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Agência Nacional de Mineração (ANM). Nesta segunda-feira (4/12), eles participaram de mais uma reunião da Sala de Situação, criada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para monitorar a possibilidade de subsidência do solo na capital alagoana.
Juntos, os técnicos do MME, SGB e ANM avaliaram os últimos dados disponibilizados pelas Defesas Civis estadual e municipal e pela Braskem, que acompanham em tempo integral o local de criticidade. Após análise, os presentes consideraram que mesmo não tendo havido sismos positivos nas últimas 48h e a desaceleração do deslocamento vertical da mina de sal-gema na capital alagoana, os cuidados devem se manter integrais.
Por isso, segundo a equipe da Sala de Situação, é importante que as iniciativas de cuidado e atenção na região sejam mantidas. O grupo continua interagindo com autoridades locais para acompanhar a situação, prestar assessoramento técnico e promover medidas de proteção e mitigação necessárias.
Confira aqui o relatório produzido pela Sala de Situação
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte