Os Correios lançaram, na manhã de desta segunda-feira (4), selo postal personalizado e carimbo comemorativo em homenagem aos 15 anos da criação dos Institutos Federais – IFs. A solenidade ocorreu no auditório do Museu Nacional da República, em Brasília/DF, durante evento promovido pelo Ministério da Educação. Participaram o diretor de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues de Azevedo Júnior; o ministro da Educação, Camilo Santana; representantes do Instituto Federal, autoridades e estudantes.
Em sua fala, Rodrigues afirmou que, para os Correios, é uma grande honra prestar essa homenagem aos Institutos Federais. “A partir da verticalização do ensino, essas instituições criaram um conceito absolutamente novo de educação profissional no Brasil e no mundo, alinhado às políticas de inclusão e ao projeto de nação idealizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, ressaltou o dirigente.
O ministro Camilo Santana agradeceu a parceria dos Correios com o Ministério da Educação e destacou o empenho do governo federal em fortalecer a educação. “O presidente Lula foi o que mais olhou para a educação e para os Institutos Federais. Priorizar a educação é decisão política. Não há outro caminho para construir um país mais justo, senão a educação”, afirmou.
Emissão personalizada – A arte do selo em homenagem aos 15 anos dos IFs foi criada pelo diagramador do Instituto Federal do Piauí, Aureliano Machado. O servidor foi o vencedor do concurso cultural promovido pelo Ministério da Educação para realizar a seleção. Segundo machado, o design minimalista preenchido por diversas cores foi pensado para celebrar a diversidade dos vários institutos espalhados pelo país.
O diretor de Operações dos Correios conduziu a obliteração do selo, com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira; o vencedor do concurso cultural de criação de selo comemorativo de 15 anos dos IFs, Aureliano Machado; e o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha. Todos receberam um álbum com a peça lançada, que também foi distribuído para todas as reitoras e reitores presentes.
Desenvolvimento – Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados pela Lei nº 11.892/2008, sancionada no dia 29 de dezembro daquele ano, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Presentes em todas as unidades da Federação, com 600 campi , são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos — de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação — alcançam mais de 1,4 milhão de jovens e adultos.
Os IFs são fruto da evolução da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída no Brasil em 1909 pelo então presidente da República Nilo Peçanha, com a criação de 19 escolas de aprendizes artífices. O modelo passou por constantes mudanças, todas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico vivenciado no Brasil.
Todas as novas unidades de ensino espalhadas pelo Brasil têm como característica fundamental a oferta de educação profissional com ênfase no desenvolvimento socioeconômico, em sintonia com as potencialidades e vocações do território, mas sob uma identidade unificada.
Parceiros da educação – O compromisso com a educação está no DNA dos Correios. A estatal é responsável pela entrega anual dos livros didáticos aos estudantes de todas as escolas públicas do país e pela distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); além de promover, desde 1972, o Concurso Internacional de Redação de Cartas, que revela talentos e estimula crianças e adolescentes a expressarem suas ideias por meio da escrita.
Presentes em todo o país, assim como os IFs, os Correios atuam em ações para o desenvolvimento local e regional. Atentas às particularidades de cada região, as duas instituições são instrumentos de transformação e resgate da cidadania.
Por: Correios