Servidores de 14 ministérios discutem políticas públicas antirracistas em ação de educação popular
Participantes experimentaram metodologia baseada na Pedagogia Griô
O Fórum de Práticas Educativas e Territoriais nas Políticas Públicas, realizado para refletir sobre práticas de educação popular antirracista para implementação de políticas públicas, reuniu 33 servidores de 14 ministérios. A ação foi promovida pela Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A atividade foi conduzida pela educadora popular convidada, Luciana Cardoso, que utilizou a pedagogia Griô, prática para integrar todos os saberes e fazeres tradicionais da comunidade e que tem como referências educadores e pesquisadores brasileiros da educação biocêntrica, da Educação Popular a partir de Paulo Freire, e da educação para as relações étnico-raciais positivas.
Os participantes mergulharam na atividade e perceberam como a pedagogia Griô contribui metodologicamente para uma educação popular nas relações étnico-raciais positivas. E compreenderam que as práticas podem compor a articulação interministerial para fortalecimento da participação social com educação popular nos territórios.
O grupo foi convidado a experimentar o compartilhamento em roda a partir de algumas perguntas motivadoras. Depois, se organizaram em duplas, em trio, e em composição de quatro pessoas. Nessa dinâmica responderam como a educação popular antirracista pode contribuir para a implementação de políticas públicas. Por fim, elaboraram considerações que foram compartilhadas com o grupo todo.
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
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