Técnicos do MJSP visitam Curitiba para conhecer projeto das Câmeras Corporais
Atualmente, são 515 equipamentos e o turno de trabalho dos agentes de segurança é registrado por 12 horas ininterruptas
Técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) estiveram, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, em Curitiba (PR), para conhecer o uso de câmeras corporais e obter mais informações sobre o processo de implementação, desafios e benefícios dos equipamentos na segurança pública do município, além do compartilhamento de boas práticas e o aprimoramento de políticas de segurança pública em todo o país.
Curitiba opera atualmente com 515 câmeras corporais e o turno de trabalho dos agentes de segurança é registrado por 12 horas ininterruptas. Essas imagens são acessadas, em tempo real, no Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, além de serem armazenadas para acesso posterior de autoridades, como do Poder Judiciário, quando necessário. Durante a visita, a comitiva observou as operações cotidianas e o uso desses equipamentos.
O coordenador do Projeto de Câmeras Corporais Nacional, Marcio Mattos, destacou que as câmeras são vistas pelo governo federal como um instrumento fundamental para promover a segurança dos profissionais e da população. Ele acredita que eventuais resistências iniciais podem ser transformadas em adesão, com base em exemplos positivos pelo mundo. "A experiência internacional mostra o quão positivo tem sido o uso em outros países. O Brasil não pode ficar fora. A área de segurança pública precisa de ideias novas", afirmou.
A agenda do grupo, que começou por cidades do interior paulista, se estenderá até meados de 2024, passando por várias cidades do Brasil. A participação ativa da população será por meio de consulta pública sobre as diretrizes nacionais relativas ao uso das câmeras corporais, programadas ainda para este ano.
Muralha Digital
O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) de Curitiba, Alexandre Jarschel de Oliveira, comentou a oportunidade de apresentar o progresso da cidade nesse setor e ressaltou a importância da integração entre os sistemas de segurança pública do governo federal e o banco de dados da Muralha Digital, um projeto que combina tecnologia e segurança pública. Ele lembrou que o secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Tadeu Alencar, visitou o Centro de Operações em abril deste ano e destacou que “o governo federal é um parceiro estratégico da prefeitura de Curitiba”.
A reunião foi com representantes da Guarda Municipal, gestores da Smap e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).
A visita dos representantes do MJSP demonstra uma busca contínua por inovação e colaboração entre o governo federal e as administrações municipais, destacando Curitiba como referência na implementação de tecnologias para aprimorar a segurança pública no Brasil. Mais informações sobre o Projeto Nacional de Câmeras Corporais estão disponíveis neste link .
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte