Último dia para secretarias de Educação aderirem ao Escolas Conectadas
Prazo termina às 23h59 desta sexta (22); estados que aderirem poderão receber apoio que vai além do acesso à internet
Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para os secretários de Educação aderirem à Estratégia Nacional Escolas Conectadas ( Enec ). O cadastro deve ser feito até a s 23h59 (horário de Brasília), pelo módulo “ E nec” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação ( Simec ) .
O Ministério da Educação (MEC) recomenda que o gestor faça adesão à Estratégia, mesmo que a rede já tenha internet de fibra em todas as escolas, pois o apoio da iniciativa também se estende para a conectividade de Wi-Fi em todas as salas, com equipamentos adequados que ofereçam segurança de acesso à internet. P ossibilita , ainda, a contratação de serviços de suporte técnico às escolas que não têm equipe técnica para essa área, de modo a auxiliar a unidade escolar no planejamento de políticas de controle de acesso e filtro de conteúdo das escolas.
De acordo com Ana Dal Fabbro , c oordenadora- g eral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, a Estratégia visa atender uma série de desafios para além de ter algum acesso à internet nas escolas. “A nossa recomendação é de fazer a adesão mesmo assim, porque é ela que vai garantir que a escola seja contemplada para outros apoios, que não especificamente de internet . Então , isso abre portas para outros apoios do MEC ”, destacou .
Segundo Ana Dal Fabbro , dar informação da rede na adesão não implica em exclusão de apoios, mas em suportes diferentes, como para o caso das escolas que precisam resolver questões de energia elétrica, de Wi- F i adequado ou de política de segurança de filtro de conteúdo, bem como para projetos voltados à implantação de laboratórios de inovação dentro das escolas.
“O nosso olhar não é parar no desafio da conectividade. Esse é o primeiro desafio que vai permitir que o professor consiga usar a tecnologia dentro da sala de aula, mas sabemos que ainda precisamos de equipamentos básicos de uso da tecnologia nas nossas salas de aula . A inda temos outras coisas de infraestrutura que também precisam ser pensadas e, para além disso, outros projetos e outras dimensões”, explicou.
Diagnósticos – O MEC também orienta que os gestores fiquem atentos ao anexo dos documentos correspondentes a cada uma das abas de respostas do diagnóstico, pois , se a rede responder as perguntas e não anexar o documento comprobatório, ela ficará com uma pendência no sistema, que não libera rá a adesão. Em outras palavras , para a liberação da adesão, é necessário que todos os documentos correspondentes às perguntas respondidas estejam anex ad os a o módulo “ Enec ” do Simec .
Dúvidas – Para sanar as dúvidas dos dirigentes de educação sobre o processo de adesão à Estratégia, assim como das escolas sobre o seu papel na iniciativa, o MEC preparou uma página de Perguntas Frequentes em seu portal, com as dúvidas mais comuns e orientações. Também está disponível atendimento pelo número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC .
Além disso, no campo Documentos da página da Enec , no portal do MEC, pode ser acessada a Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas , que apresenta um panorama de seu compromisso .
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto n. 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
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