Governo Federal faz reunião para fortalecer atividades no setor espacial
Encontro entre Agência Espacial Brasileira e Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima tratou sobre a utilização de dados da infraestrutura espacial para prevenir desastres ambientais
Nesta quinta-feira (25/01), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, participou de reunião institucional no Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA). O gestor foi recebido pelo diretor de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, Raoni Rajão. Durante o encontro, que durou pouco mais de uma hora, os dois pesquisadores trataram de assuntos de interesse das duas pastas, com vistas ao desenvolvimento de atividades espaciais em conjunto.
O uso de tecnologias espaciais pode otimizar ainda mais as ações capitaneadas pelo ministério. “O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima pode ajudar a mostrar para a sociedade os benefícios do Programa Espacial Brasileiro”, comentou Chamon durante a reunião. “Precisamos utilizar dados e aplicações decorrentes da infraestrutura espacial que o Brasil possui, para melhorar a vida do povo brasileiro”, completou o presidente da Agência Espacial Brasileira.
Também participaram da reunião o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, o coordenador–Geral de Combate ao Desmatamento do MMA, Renê Luiz de Oliveira, a coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da AEB, Leila Maria Garcia Fonseca e o chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Comunicação da AEB, André Barreto.
Ao final da reunião, Raoni Rajão recebeu das mãos do presidente da AEB um exemplar do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) . No documento, que está disponível em versão digital no portal da AEB, constam atividades espaciais planejadas para serem realizadas no período entre os anos de 2022 e 2031. “Vou ler tudo. Vamos continuar buscando possibilidades de melhorar os serviços prestados à sociedade”, comentou Rajão.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais ( SINDAE ), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCTI ), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB)
Edição: Ailane Silva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte