Avanço na segurança pública é tema de novo vídeo de campanha do Governo Federal
Filme em formato de react trata de ações como o Programa de Ação na Segurança, a GLO adotada em portos e aeroportos, investimentos para garantir paz nas escolas, repressão ao tráfico e proteção às mulheres
Uma série de investimentos e programas para aprimorar a segurança pública está retratada em novo vídeo da campanha do Governo Federal. No formato de "Reacts" popularizado na internet, um jovem narrador interage com as cenas que contempla na tela dividida da transmissão.
“Operação de Segurança? Muito bom! Isso é fruto do PAS”, explica, em referência ao Programa de Ação na Segurança, que já investiu R$ 1 bilhão para combater o tráfico de drogas, ampliar a proteção na região amazônica e atuar no controle de armas.
Nos vários cortes que conduzem o vídeo numa perspectiva voltada para o público adolescente e jovem, o narrador explica ainda o decreto de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) adotada pelo Governo Federal para reforçar a fiscalização em portos e aeroportos.
Anunciada em novembro, a ação permite que Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal atuem nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e de Santos (SP), bem como nos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Guarulhos, em São Paulo. A intenção é agir na prevenção e repressão ao tráfico.
Outro trecho do vídeo trata da promoção da cultura de paz nas escolas, com uma série de políticas integradas que permitiu o repasse de R$ 3,1 bilhões a estados e municípios para melhorias no ambiente escolar. A peça mostra, ainda, resultados práticos do Brasil sem Misoginia, que já resultou em mais de 100 acordos entre Governo Federal, empresas e entidades da sociedade civil para combater feminicídio e discriminação de gênero.
CONSOLIDAÇÃO - Ao todo, a nova fase da campanha tem 11 vídeos com quatro protagonistas diferentes. O objetivo é ilustrar a retomada e a consolidação dos 75 programas lançados ou recriados pelo Governo Federal ao longo de 2023. Além da segurança, o mosaico de temas envolve do Bolsa Família à Educação em Tempo Integral, do Novo PAC à política de valorização do salário mínimo, dos investimentos em cultura à preservação do meio ambiente, da igualdade racial ao Farmácia Popular e Mais Médicos. A intenção é traduzir conceitos e perspectivas.
CAMPANHA — A primeira fase da campanha "O Brasil é um só povo" foi lançada em rede nacional no dia 10 de dezembro, com a intenção de mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país.
Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.
Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.
A campanha inclui ainda comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni, Farmácia Popular e Plano Safra.
Por: Secretaria de Comunicação Social (Secom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte